O Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos autorizou, na tarde deste domingo (13), o uso da vacina da Pfizer-BioNTech contra o Coronavírus em pessoas com mais de 16 anos. Com a decisão, o imunizante pode agora ser utilizado na população do país.
A decisão ocorre no mesmo dia em que o primeiro lote de vacinas saiu em caminhões de uma unidade da Pfizer na cidade de Portage, no Michigan, para ser distribuído em vários pontos do país.
A fabricante criou um mecanismo para que todos os caminhões, que fazem o transporte das doses, sejam monitorados em relação à exposição de luz e temperatura.
No sabado (12), a FDA (Food and Drug Administration) anunciou a aprovação do imunizante em caráter emergencial. As primeiras doses da vacina Pfizer/BioNtech chegaram na manhã deste domingo (13) aos Estados Unidos.
Até o dia 1º de Janeiro 2021, 300 milhões de doses deverão ser distribuídas a todos os centros de saúde espalhados pelos estados do país.
Os estudos apontam que a vacina tem eficácia de 95% para prevenção da Covid-19. A aplicação do imunizante deve começar a ser feita na população idosa norte-americana a partir desta semana e até o final do mês de dezembro, 25 milhões da doses já deverão ter sido ofertadas à população.
Fonte: CNN Brasil
Créditos: CNN Brasil