SOLIDARIEDADE

COMBATE À COVID-19: Família de Stephen Hawking doa seu respirador a hospital no Reino Unido

Equipamento foi adquirido pelo astrofísico durante a vida para contribuir com a luta que ele mesmo travava contra a esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa

A família do astrofísico britânico Stephen Hawking doou seu respirador ao hospital de Cambridge que o tratou para ajudar na luta contra a pandemia de Covid-19. Nesta quarta-feira (22), a filha do cientista, Lucy Hawking formalizou a doação para o serviço nacional de saúde pública do Reino Unido (NHS).

O equipamento foi levado ao Royal Papworth Hospital de Cambridge, mesma instituição que cuidou do pesquisador até sua morte, aos 76 anos, em 14 de março de 2018. Hawking tinha, desde a juventude, uma doença degenerativa.

Após a morte do físico, a família devolveu ao hospital todo o equipamento respiratório que o sistema público de saúde havia emprestado. Lucy relembrou, por meio de um comunicado, que o NHS proporcionou a seu pai um apoio médico “brilhante, dedicado e compassivo”

Mas Hawking também comprou algumas máquinas, explicou a filha. “Agora estamos entregando ao NHS com a esperança de que ajudem na luta contra a Covid-19”. Ela ainda disse que, se estivesse vivo, seu pai estaria na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus.

A doação acontece no momento em que o Reino Unido, que se viu gravemente afetado pela pandemia de coronavírus com mais de 17 mil mortes registradas apenas em hospitais, sofre com a falta de equipamentos médicos necessários para enfrentar a crise de saúde.

De acordo com o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, o país tinha entre 9 mil e 10 mil respiradores no NHS no início de abril e outros 2 mil em clínicas privadas. Hancock anunciou a chegada de 1,5 mil máquinas adicionais nas próximas semanas.

Hawking se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa.

Hawking nasceu em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu, e morreu na mesma data do nascimento de Albert Einstein (14 de março de 1879).

No final da década de 1960, Stephen Hawking ganhou fama com sua teoria da singularidade do espaço-tempo, aplicando a lógica dos buracos negros a todo o universo. Ele detalharia o tema ao público em geral no livro “Uma breve história do tempo”, best-seller lançado em 1988.

Em 2014, sua história de vida foi contada no filme “A teoria de tudo”, que rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayner, que interpretou o físico no cinema.

Fonte: G1
Créditos: G1