Uma tripulante brasileira que estava grávida quase deu à luz a bordo do navio MSC Seaview, a maior embarcação de cruzeiros da última temporada brasileira. A situação inusitada mobilizou tripulantes e turistas, profissionais médicos, além da Guarda Costeira espanhola e italiana. Após os primeiros atendimentos, ela foi retirada às pressas do navio, em pleno alto-mar, e teve o bebê, batizado com o nome do comandante da embarcação, em terras espanholas.
Após realizar a temporada brasileira, o navio partiu do Porto de Santos para a travessia transatlântica rumo a Barcelona, na Espanha. A embarcação fez paradas no Rio de Janeiro, Búzios e em Salvador, na Bahia. No último dia 6, o navio seguiu para a Europa. Porém, enquanto atravessava o oceano, tripulantes e passageiros acompanharam o fato inusitado e, por alguns minutos, ficaram tentando entender qual deveria ser o procedimento a seguir.
A embarcação estava travessando o Oceano Atlântico quando todos souberam que uma tripulante grávida começou a sentir contrações e estava prestes a dar à luz a um bebê. “Eles anunciaram nos alto-falantes que estavam precisando de um médico ginecologista. Depois, de um pediatra. Uma das monitoras falou para a esposa do comandante que eu era doula. Eles ligaram na minha cabine e me pediram um auxílio”, conta a doula brasileira e santista Adriana Vieira.
A notícia mobilizou todos os passageiros e tripulantes. Profissionais de saúde, que estavam no navio como passageiros, se disponibilizaram a ajudar no parto, assim como profissionais do navio. A tripulante foi levada para a área hospitalar, no 4º andar da embarcação. Como doula, Adriana explicou aos funcionários que não poderia fazer o parto mas, a princípio, auxiliar a gestante durante todo o processo.
Enquanto isso, outros passageiros também tentavam participar do momento de alguma forma. Mães, com filhos menores de um ano, recolheram roupinhas e cobertores para o bebê que estava prestes a nascer. Segundo testemunhas, não havia nada a bordo e a tripulante não sabia que estava grávida. “Foi bem legal ver esse movimento”, relata a doula.
Segundo a MSC Cruzeiros, após exames médicos a bordo, por precaução, a empresa resolveu retirar a tripulante grávida do navio. Por meio de um helicóptero, ela foi içada e levada para um hospital em Las Palmas, na ilha de Gran Canaria, na Espanha. A cena foi registrada pelos turistas e tripulantes.
O menino finalmente nasceu por volta das 22h, do dia 8 de abril, de acordo com o horário local da Espanha. Os dois permanecem internados e passam bem, segundo a MSC. Segundo apurado pelo G1, a tripulante é brasileira. A Companhia não quis dar detalhes sobre a mulher e disse que continua dando todo o suporte à tripulante garantindo que ela recebe todos os cuidados necessários, além de estar organizando a viagem de volta de ambos para casa.
Por meio de nota, a MSC ainda disse que a situação foi surpreendente, em especial para a tripulante, que foi tratada de maneira rápida, profissional e eficiente. A MSC agradeceu o apoio da equipe médica e de profissionais obstétricos voluntários, além da Guarda Costeira espanhola e italiana pela assistência médica realizada.
Nesta quinta-feira (11), tripulantes e passageiros tiveram notícias do bebê antes do espetáculo diário no teatro do navio. A foto do menino foi exibida no telão e todos foram informados que o bebê e a mãe passam bem. Além disso, o menino teria sido batizado como Giuseppe, em homenagem ao comandante do navio, o italiano Giuseppe Galano.
Fonte: G1
Créditos: G1