dados

Avanço mundial da legalização da maconha impulsiona investimentos ligados ao setor

Com a sanção do projeto de lei, a cidade americana mais populosa se tornará o segundo maior mercado de cannabis nos Estados Unidos, atrás apenas da Califórnia.

Em 2020, o mercado legal mundial de cannabis atingiu a marca de US$ 21,3 bilhões, um crescimento de 48% na comparação com 2019, quando alcançou US$ 14,4 bilhões, segundo dados da consultoria especializada BDSA. Somado à escalada da indústria de cannabis no âmbito global, na quarta-feira (31), o governo de Nova Iorque aprovou a legalização da maconha para uso recreativo no Estado. Depois da aprovação da cidade mais populosa dos Estados Unidos, reacenderam as perspectivas promissoras para a indústria no mercado financeiro.

Com a sanção do projeto de lei, a cidade americana mais populosa se tornará o segundo maior mercado de cannabis nos Estados Unidos, atrás apenas da Califórnia. Ao todo, dos 50 Estados americanos, 16 já liberaram esse tipo de uso da cannabis, enquanto 36 aprovaram para uso medicinal.

Na visão do sócio e chefe de gestão da Vitreo, George Wachsmann, a expectativa é que haja uma aceleração do processo da legalização da maconha no nível federal com o governo de Joe Biden e a Câmara dos EUA controlada pelos Democratas. “A presença dos

Democratas nas duas Casas, ou seja, não só no executivo, foi uma grande mudança e consolidou a ideia de uma onda azul – que vai virar uma onda verde”, afirma.

Ele destaca que, apesar de o movimento de liberação do uso da cannabis ser uma realidade entre os Estados americanos, é importante que aconteça também em uma escala maior. “Existem leis de âmbito federal que podem desatar alguns nós super relevantes, como, por exemplo, que afetam (para pior) a contabilidade das empresas do setor, como se elas fossem punidas de certa forma. Além de outras leis que restringem a movimentação de dinheiro e a parte de logística do negócio”, exemplifica Wachsmann.

Fonte: Valor Investe
Créditos: Valor Investe