Weam al-Dakheel se tornou na última quinta-feira a primeira mulher a apresentar um telejornal noturno na Arábia Saudita, em meio a um processo de relaxamento da rigorosa política de segregação de gêneros do governo do país do Oriente Médio.
A jornalista dividiu a bancada com um homem durante a atração noticiosa da Al-Saudiya, uma emissora estatal saudita. Em 2016, Jumanah al-Shami foi a primeira saudita a apresentar um noticiário na TV, mas em horário matutino.
De acordo com o “Washington Post”, Weam começou a trabalhar na emissora no começo deste ano. Antes, ela havia passado pela CNBC Arabia e pela Al-Arab, do Bahrein.
Ano passado, o príncipe Mohammed bin Salman anunciou o programa “Visão 2030”, que tem o objetivo de modernizar o país, berço do Islã e considerado um dos mais fechados do mundo. A maior participação de mulheres no mercado de trabalho é um dos pontos cruciais da remodelação social do país rico em petróleo.
As reformas estão chegando a vários setores. No início deste mês, a companhia aérea saudita abriu processo para a contratação de comissárias de bordo pela primeira vez.
Fonte: Extra
Créditos: Extra