Especialistas norte-americanos das universidades McGill, Sherbrooke, Texas A&M e Northern Illinois, mostraram que a distância recomendada de dois metros entre as pessoas é menos eficaz sem o uso obrigatório de máscara.
Num estudo publicado na revista Building and Environment, a utilização de máscara reduz em aproximadamente 67% o risco de infeção por Covid-19 em espaços interiores. “As máscaras são bastante importantes para conter a propagação de variantes mais contagiosas da doença, sobretudo durante a época gripal e os meses de inverno”, refere o autor do estudo Saad Akhtar, num comunicado citado pela CTV News.
Os especialistas deixam o aviso: sem o uso de máscara, mais de 70% das partículas virais da Covid-19 viajam pelo ar no espaço de 30 segundos. Mas com o uso de máscara, são menos de 1% as partículas a atravessar a marca dos dois metros.
Por estes motivos, os especialistas alertam para a necessidade do uso de máscaras e distanciamento social, mesmo com avanço da vacinação na população.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Notícias ao Minuto