Debate

VEJA VÍDEO: Operação Cartola e o futebol paraibano são os temas do debate desta quarta-feira

O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta quarta-feira(11) os jornalistas esportivos Ivo Marques e Iago Sarinho para debaterem a estrutura o futebol na Paraíba e o impacto que esta estrutura teria sofrido com a deflagração da Operação Cartola.

O jornalista Gutemberg Cardoso recebeu no programa Master News desta quarta-feira(11) os jornalistas esportivos Ivo Marques e Iago Sarinho para debaterem a estrutura o futebol na Paraíba e o impacto que esta estrutura teria sofrido com a deflagração da Operação Cartola. A operação investiga denúncias de resultados do campeonato paraibano teriam sido manipulados e que tem dentre os investigados alguns dos principais nomes do futebol paraibano nos últimos anos.

Os jornalista iniciaram o debate falando sobre a importância da operação para a imagem do futebol não só na Paraíba, mas também no Brasil como um todo e também para manter a confiança do torcedor na lisura dos resultados do esporte. Iago ressaltou que casos como este da operação cartola que aparecem e chocam o futebol de tempos e tempos permitem que ao fim do processo o futebol saia com maior legitimidade e apontou que a operação é positiva para a Paraíba.

Ivo também fez questão de relembrar que este tio de escândalo que faz o futebol sair das páginas de jornalismo esportivo para figurar nas páginas policiais não são uma exclusividade paraibana, mas que já aconteceram na CBF e também no órgão máximo do futebol mundial, a FIFA.

Questionados acerca do que favoreceria o surgimento destes casos de corrupção dentro do esporte e se haveriam indícios ao longo dos campeonatos que indicassem alguma irregularidade ocorrendo para Questionados acerca do que favoreceria o surgimento destes casos de corrupção dentro do esporte e se haveriam indícios ao longo dos campeonatos que indicassem alguma irregularidade ocorrendo para manipular os placares.

Segundo Iago um dos motivos seria a própria forma de organização das federações e confederações de futebol ao redor do mundo que ainda seguem um sistema bastante medieval onde reina a hereditariedade de poder.manipular os placares. Segundo Iago um dos motivos seria a própria forma de organização das federações e confederações de futebol ao redor do mundo que ainda seguem um sistema bastante medieval onde reina a hereditariedade de poder.

Ivo por sua vez apresentando sua experiência como jornalista esportivo que já cobriu muitos campeonatos paraibanos ao longo de sua carreira  afirmou que neste ano de 2018 nenhum membro da imprensa esportiva veio a notar nenhuma movimentação nos jogos que sinalizasse alguma irregularidade. Segundo ele em alguns campeonatos mais antigos houveram algumas tomadas de decisões polêmicas durante os jogos, mas nenhuma que fugisse ao possível dentro de uma partida de futebol. Assista ao vídeo com o debate completo abaixo:

https://www.facebook.com/Masterizando/videos/1706275822761018/?t=4696

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba