
Vasco e Flamengo ficaram no empate em 0 a 0 neste sábado (19), no Maracanã, em jogo válido pela quinta rodada do Brasileirão. Os destaques do duelo foram os goleiros Léo Jardim, principalmente, e Agustín Rossi.
Com o resultado, o Cruz-Maltino chega aos sete pontos e ocupa momentaneamente a oitava colocação; o Rubro-Negro tem 11 pontos e segue líder, mas pode ser ultrapassado por Palmeiras e Fluminense, que entram em campo no domingo (20).
Como foi o jogo?
Primeiro tempo
O Clássico dos Milhões começou frenético. O Flamengo tomou iniciativa e conseguiu boa chance logo no primeiro minuto, quando Bruno Henrique recebeu do lado esquerdo da área e rolou para Gerson, que bateu para fora com perigo. Do outro lado, não demorou muito para o Vasco dar a resposta. Paulo Henrique aproveitou sobra de bola e chutou de fora de área para carimbar a trave do goleiro Rossi aos oito minutos.
Logo no lance seguinte, foi novamente a vez do Rubro-Negro chegar pela esquerda. Arrascaeta acionou Michael na área, que bateu cruzado e parou em Léo Jardim. Ainda aos 15′, o Cruz-Maltino criou boa jogada pela direita e encontrou Nuno Moreira na área. O português faz o corte, deixou Léo Ortiz no chão e obrigou Rossi a fazer grande defesa.
O Flamengo seguiu apostando e criando perigo em jogadas pela esquerda. Aos 22′, De la Cruz cruzou e Gerson cabeceou firme da marca do pênalti. Mais uma vez, o goleiro vascaíno brilhou e mandou para escanteio.
Após o equilíbrio inicial, o Rubro-Negro passou a ocupar mais o setor ofensivo, enquanto o Vasco procurava oportunidades de contra-ataque. Nume dessas saídas em velocidade, Coutinho acionou Piton, que cruzou para Vegetti ganhar da defesa e cabecear por cima do gol, já aos 37 minutos. O Fla ainda levou perigo em cruzamentos de Michael, sempre pela ala canhota, mas nada de gols antes do intervalo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o primeiro a levar perigo foi o Cruz-Maltino, aos nove minutos. Rayan recebeu lançamento de João Victor em velocidade nas costas de Ayrton Lucas e encontrou Vegetti na área. O argentino acertou a trave, mas usando a mão. Ele recebeu cartão amarelo pela jogada.
Se o ritmo no primeiro tempo foi intenso, ele caiu no início segunda etapa. A primeira boa chance do Flamengo veio apenas aos 27 minutos, quando Plata desviou cobrança de escanteio de Arrascaeta de cabeça, rente ao travessão.
Logo depois, aos 29′, o Rubro-Negro chegou bem pelo lado direito. Wesley cruzou para Pedro cabecear firme, mas Léo Jardim fez milagre e defendeu mais uma vez. Já aos 34′, agora após cobrança de falta, Plata teve nova chance de cabecear e mandou para fora.
O Flamengo seguiu melhor no jogo, mas muito dependente de cruzamentos e chutes de fora da área. Já nos acréscimos, Gonzalo Plata teve a cabeçada final da partida, mas Léo Jardim salvou o Vasco mais uma vez e garantiu o 0 a 0.
O que vem por aí para Vasco e Flamengo?
O próximo compromisso do Vasco será contra o Lanús-ARG, na próxima terça-feira (22), às 21h30 (de Brasília), pela terceira rodada do grupo G da Copa Sul-Americana. No mesmo dia, às 19h, o Flamengo encara a LDU na altitude de Quito, no Equador, pela terceira rodada do grupo C da Libertadores.
Lance