Kamaru Usman dominava a luta principal do UFC 278 desde o início do segundo round e o quinto assalto parecia apenas protocolar, mas Leon Edwards tirou da cartola um chute alto, venceu o nigeriano por nocaute aos 4min04s e conquistou o cinturão do peso-meio-médio (até 77kg) do Ultimate na madrugada deste sábado para domingo, em Salt Lake City (EUA). O resultado impediu que Usman igualasse o recorde de Anderson Silva de 16 vitórias seguidas na organização (Jon Jones tem 17 vitórias seguidas, mas o UFC considera que a sequência foi quebrada com a anulação por doping de uma luta no meio da sequência).
Usman começou controlando as ações, tomando o centro do octógono e, ao tentar levar para o chão, viu o inglês se desequilibrar e entrou na guarda dele para golpear no ground and pound. Edwards ficou de pé pouco depois e surpreendeu ao aplicar uma queda. Foi a primeira vez em 16 lutas que o nigeriano foi posto para baixo. O desafiante foi para a montada, transitou para as costas e, apesar de não finalizar, garantiu o primeiro round a seu favor.
Após a desvantagem no assalto inicial, o campeão voltou agressivo na trocação, com sequências longas de golpes. A luta chegou a ser brevemente interrompida após um dedo no olho sem intenção do desafiante em Usman. No retorno, o nigeriano foi superior na trocação e aplicou uma queda nos segundos finais. O domínio do campeão aumentou no terceiro round, tanto no combate em pé, quanto na luta agarrada.
No quarto round, Edwards já não parecia mais ter armas para igualar as ações contra o nigeriano. Ele até chegou a tentar ir para as costas, mas não conseguiu derrubar e nem colocar os ganchos. Usman escapou e retomou o monólogo. Nos cinco minutos finais, o campeão seguia no controle e o desafiante pouco fazia para mudar o cenário. Até que Edwards fez o que parecia impossível: acertou um chute alto na cabeça de Usman, que desabou nocauteado.
Fonte: g7
Créditos: g7