A CBF divulgou nesta quarta-feira (22) a tabela do Campeonato Brasileiro e os detalhes sobre as transmissões das dez rodadas iniciais da competição em televisão aberta, fechada e pay-per-view. O que chama a atenção é a briga que promete acontecer entre o canal TNT, da Turner, e a Globo.
Segundo a tabela, algumas transmissões na televisão fechada que serão feitas pelo TNT não poderiam ser exibidas antes da MP 984. A Medida Provisória foi publicada em junho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para mudar regras sobre direitos.
Um exemplo acontece logo na primeira rodada: Palmeiras x Vasco. Este jogo não teria exibição na televisão fechada, isso porque o time paulista assinou contrato com a Turner, enquanto o carioca está vinculado à Globo.
A situação similar acontece em outros 12 jogos até a décima rodada. Na terceira, acontecerá Coritiba x Flamengo, dia 15 de agosto, com previsão para passar no canal da Turner, embora o Rubro-negro tenha contrato de TV fechada com o Grupo Globo.
A empresa norte-americana tem contratos fechados desde o ano passado com os oito clubes do Brasileirão: Athletico, Bahia, Ceará, Coritiba, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.
Em nota, a CBF disse que “a definição da transmissão dos jogos segue o ordenamento legal vigente no país, em decorrência da Medida Provisória 984/2020, que concede ao clube mandante os direitos de transmissão das partidas. A CBF não é signatária dos contratos individuais entre clubes e emissoras, cabendo à entidade o estrito cumprimento das determinações legais em vigor”.
Fonte: RD1
Créditos: RD1