O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público da Paraíba (Nudetor/MPPB) adverte membros de torcidas organizadas em todo o estado que, todos aqueles que não realizaram o cadastro no Sistema de Apoio ao Cidadão (SAC), serão barrados na entrada dos estádios, impossibilitando os torcedores de portarem vestimentas que revelem a equipe em questão.
Previsão Legislativa
A ação parte do princípio assegurado pela Lei 14.597/23, que visa manter não apenas a segurança nos estádios, como também estabelecer a paz na realização de eventos esportivos.
Nesse sentido, o Promotor de Justiça, Romualdo Tadeu de Araújo Dias, enfatizou, por meio de reunião, que todos os representantes das torcidas que desejarem a regularização, devem procurar os gestores do SAC na Polícia Militar nas próximas semanas, já tendo ciência de que só poderão ingressar nos estádios novamente a partir do momento em que o cadastro for efetuado.
Já firmado pela Lei Geral do Esporte, a qual entrou em vigor em junho do ano passado, a iniciativa torna obrigatório o cadastro atualizado dos associados e membros ativos das torcidas organizadas, preservando assim, a harmonia nos estádios.
Torcidas Organizadas que assinaram o TAC:
De João Pessoa(Botafogo e Auto Esporte)
- Setor 31 – A Barra Alvinegra
- Fúria Independente do Botafogo
- Torcida Jovem do Botafogo
- Associação BotaChop Paraíba
- Torcidas Roots 1931
- Ultras 1936
- Império Alvinegro
- Torcida Belo Rasta Associação
De Campina Grande(Treze e Campinense)
- Tocha
- Tora
- Jovem do Galo
- Facção Jovem
- Loucos pelo 13
- Mesa 13
- Galo Maníacos
- Tropa RCL
De Patos e região(Atlético Cajazeiras, Nacional Atlético Clube, Esporte Club de Patos e Sousa Esporte Clube)
- Mancha Azul do Trovão
- Comando Alviverde
- Naça Chopp
- Bravos do Canário
- Torcida Jovem do Pato
- Torcida Força Alviverde