campeonato

SURFE: brasileiros fazem boa estreia no Billabong Pro Pipeline 2023

Os campeões mundiais Filipe Toledo e Gabriel Medina também ganharam suas primeiras baterias no ano, assim como Caio Ibelli que bateu o campeão em Pipeline em 2022, Kelly Slater.

Foto: @WSL / Brent Bielmann

Após três dias de ventos fortes adiando o início do Billabong Pro Pipeline 2023, as condições melhoraram na quarta-feira para dar a largada no World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2023 no Havaí. A primeira etapa da temporada começou com vitórias brasileiras de Miguel Pupo e João Chianca surfando o melhor tubo do dia.

Os campeões mundiais Filipe Toledo e Gabriel Medina também ganharam suas primeiras baterias no ano, assim como Caio Ibelli que bateu o campeão em Pipeline em 2022, Kelly Slater. A única baixa na seleção brasileira foi Jadson André, que competiu com o joelho lesionado, mas o restante do time avançou para disputar classificação para as oitavas de final na terceira fase.

As baterias devem continuar nesta quinta-feira, com a primeira chamada do dia às 7h30 no Havaí, 14h30 no fuso horário de Brasília. Apenas os homens competiram no primeiro dia, disputando as doze baterias da primeira fase e as quatro da repescagem. A expectativa agora é de que a categoria feminina seja iniciada nesta quinta-feira e a brasileira Tatiana Weston-Webb está escalada na primeira bateria.

Na quarta-feira, o número 6 do mundo em 2022 e semifinalista do último Billabong Pro Pipeline 2023, Miguel Pupo, abriu a temporada 2023 com vitória. Com notas 6,83 e 5,67 surfando tubos nas direitas do Backdoor e nas esquerdas de Pipeline, derrotou o norte-americano Nat Young e o havaiano Ian Gentil por 12,50 pontos. Miguel e Nat avançaram direto para a terceira fase, enquanto Ian aproveitou a segunda chance na repescagem e vai enfrentar o campeão mundial de 2019, Italo Ferreira, na próxima bateria da categoria masculina no HavaÍ.

“Eu só queria me manter ativo no início da bateria, mas acabei remando numa onda que não era boa. Todos estavam com a mesma estratégia, que acabou dando mais certo para mim e estou feliz por começar o ano vencendo”, disse Miguel Pupo. “O Ian (Gentil) pegou uma fechadeira na minha frente e acabei indo na melhor onda da bateria. Todos estavam de olho no Backdoor, que tinha um tubo mais longo e profundo. Eu fiquei tentando pegar uma segunda onda boa, aí entrou aquela pra mim em Pipeline e fui nela. O drop foi bom, depois teve uma saída do tubo mais difícil, mas tive a sorte de sair e ficar com a vitória”.

Na segunda bateria, João Chianca, o Chumbinho, já pegou um tubaço incrível no Backdoor logo nos primeiros minutos. Ele recebeu a primeira nota no critério excelente do CT 2023 e o 8,50 foi decisivo para estrear com vitória no Billabong Pro Pipeline 2023. O americano Jake Marshall também surfou um bom tubo que valeu 7,50, mas o brasileiro ainda somou um 4,33 para ganhar por 12,83 a 10,70 pontos. O japonês Kanoa Igarashi não surfou nada e terminou em último com apenas 1 ponto, mas depois também passou pela repescagem.

“Estou me sentindo bem, com a cabeça no lugar e é aqui no CT onde quero estar no restante da minha carreira”, disse João Chianca, que estava acompanhado do seu irmão mais velho, o campeão mundial de ondas gigantes, Lucas Chumbo. “O ano passado aqui em Pipe foi bem emocionante também pra mim, então foi muito bom vencer a minha primeira bateria. A minha melhor onda foi meio um “deja vu” do ano passado, quando comecei com uma nota excelente também e essa agora foi até maior. Eu estava animado para surfar as ondas do Backdoor e o Havaí é um lugar especial, então estou amarradão em estar de volta”.

Depois desse início com duas vitórias e João Chianca fazendo as marcas a serem batidas no Billabong Pro Pipeline 2023, o mais experiente da seleção brasileira da WSL, competiu com uma lesão no joelho e terminou em último na sua bateria. Jadson André chegou na praia de muletas, mas guerreiro como sempre foi, entrou no mar assim mesmo e acabou sendo a única baixa do time, pois também não conseguiu surfar direito na repescagem. Na sequência, estrearam os primeiros campeões mundiais.

Fonte: Notícias ao Minuto
Créditos: Notícias ao Minuto