Briga generalizada

Sport bloqueia venda de ingressos após homem sofrer violência sexual em briga de torcidas no Recife

Sport bloqueia venda de ingressos após homem sofrer violência sexual em briga de torcidas no Recife

A briga generalizada entre as torcidas do Santa Cruz e do Sport, na qual um homem foi vítima de violência sexual, na tarde deste sábado, 1º, no Recife (PE), ocasionou o bloqueio das vendas de ingressos de um dos clubes. O Sport anunciou a medida na manhã neste domingo, 2.

Em nota nas redes sociais, o time informou que bloqueou temporariamente a venda de ingressos para o jogo contra o Fortaleza, que ocorre na próxima terça-feira, 4, na Ilha do Retiro. Além disso, afirmou que a diretoria do clube está reunida para avaliar os próximos passos a serem tomados. “Ainda neste domingo informará o seu posicionamento ao torcedor rubro-negro”, finalizou.

As cenas de violência repercutiram nas redes sociais e chocaram os internautas. Nas imagens, é possível ver correria, bombas, depredação e agressões brutais contra torcedores. Em um dos vídeos, um homem é alcançado por torcedores rivais e agredido por pelo menos 10 pessoas com chutes na cabeça e por todo o corpo. Ele ainda é despido e violentado sexualmente. 

Ao Terra, o Governo de Pernambuco confirmou que 14 pessoas foram encaminhadas para o Hospital da Restauração após a confusão. Nove delas já foram liberadas, mas três seguem internadas. Não há registro de morte. 

Embora a situação tenha sido classificada como “lamentável” pela administração estadual, o jogo foi mantido, mas, horas depois, foi anunciada a proibição da presença de torcedores em cinco jogos do Santa Cruz e do Sport. Uma portaria será publicada em edição extraordinária no Diário Oficial, que vale para jogos de qualquer campeonato envolvendo os dois times. 

De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, três pessoas foram autuadas em flagrante por tentativa de invasão do TI Pelópidas. Outras três também foram presas, no Cabo de Santo Agostinho, após confronto com uso de explosivos.

A Federação Pernambucana de Futebol lamentou profundamente o episódio, e disse que as cenas de violência “não ocorreram nos arredores do estádio e não têm relação direta com a realização do jogo em si”.

“Diante dos fatos recentes, a FPF determina que todos os clássicos do Campeonato Pernambucano de 2025 serão disputados com torcida única. Acreditamos que essa é a alternativa mais eficaz para coibir episódios de violência sem penalizar os verdadeiros torcedores com partidas de portões fechados. A solução não está em afastar o público dos estádios, mas sim em combater quem utiliza o futebol como pretexto para a criminalidade”, afirmou no comunicado.

Já o Santa Cruz condenou todos os atos violentos envolvendo torcedores e se colocou à disposição das autoridades e demais clubes para encontrar soluções e “banir de vez à violência do futebol em Pernambuco”. O caso é investigado.

TERRA