O Campeonato Brasileiro da Série D começa neste sábado para os vice-campeões potiguar e paraibano. O América-RN recebe o Campinense na Arena das Dunas, em Natal, às 16h. O duelo é válido pelo Grupo 3 da quarta divisão, onde o Mecão e a Raposa estão entre os favoritos a ficarem entre os quatro primeiros colocados para o mata-mata.
Na temporada passada, o América-RN chegou perto. Os potiguares foram eliminados na terceira fase pelo Jacuipense, que acabou conseguindo o acesso à Série C deste ano. Para esta temporada, porém, o time foi praticamente todo modificado. O Mecão passou por uma grande reformulação ainda no início da temporada, com o comando de Waguinho Dias. Agora na Série D a equipe terá Paulinho Kobayashi como treinador.
Entretanto, o início da atual temporada foi muito difícil para a equipe alvirrubra. Afinal, o clube vem de um vice-campeonato amargo. Perdeu o título estadual para o arquirrival ABC. Apesar da derrota, porém, está disputando ainda uma vaga na Copa do Nordeste do ano que vem. E na Série D, na qual entra com mais força, o objetivo é sim o acesso.
Visitante neste sábado, o Campinense vem de um Campeonato Paraibano um tanto irregular. O time, apesar do vice-campeonato, oscilou momentos de baixa e de alta na competição. Somente no estadual, o time teve cinco treinadores e mais de 40 jogadores contratados. Para a disputa da Série D, porém, a Raposa entra como umas das favoritas. O clube realizou mais uma reformulação visando a competição nacional e até aqui já anunciou mais 16 novos nomes.
Dentre as contratações, nomes conhecidos, como o do atacante Jobson, e uma permanência importante: a do atacante Rafael Ibiapino, artilheiro do Campeonato Paraibano, com nove gols marcados. Na Série D, aliás, a expectativa é que ele faça dupla com um ídolo da torcida raposeira, Fábio Júnior, que voltou ao futebol após sete anos parado e recuperou ritmo de jogo nos amistosos preparatórios para a competição nacional.
Escalações prováveis
AMÉRICA-RN
Para a partida deste sábado, o técnico Paulinho Kobayashi terá algumas indefinições para montar o time titular. Os laterais Everton Silva e André Krobel e o atacante Zé Eduardo, se recuperando de lesão, são dúvidas. Os desfalques certos ficam por conta do lateral-esquerdo Michael, do volante Leandro Melo, do meia Lelê e do atacante Rômulo, que deixaram o clube antes da Série D. Desta forma, o Mecão deve entrar em campo logo mais com: Ewerton, Anderson Paraíba, Alisson Brand, Edimar e Renan Luís; Felipe Guedes, Romarinho, Dione e Rondinelly; Augusto e Wallace Pernambucano.
CAMPINENSE
Na Raposa, a história é outra. O comandante Givanildo Sales tem a famosa dor de cabeça boa para escalar o time. Apesar de ter cinco desfalques: dois jogadores testaram positivo para Covid-19 e Juliano, Uesles, Vinícius Araújo seguem no DM, o técnico poderá contar com o retorno de Alex Maranhão, que está recuperado e pode voltar ao time titular. Nos amistosos preparatórios para a Série D, o time atuou com um trio de zaga composto Claudio Baiano, Rômulo e Breno e com Alex Murici e Fabinho nas alas. Se Givanildo optar por repetir a estratégia dos testes que antecedem a competição nacional, o Rubro-Negro deve ir a campo com: Waldson, Alex Murici, Cláudio Baianio, Rômulo, Breno e Fabinho; Júnior Gaúcho, Allef Diego e Kiko Alagoano; Rafael Ibiapino e Fábio Júnior.
Arbitragem
Roger Goulart (RS) é o árbitro principal, com George Italo Antas Nogueira (RN) e Joao Henrique Queiroz da Silva (RN) como auxiliares. Alciney Santos de Araujo é o quarto árbitro.
Fonte: GE
Créditos: GE