Abrindo a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, o Botafogo-PB recebeu o Floresta-CE na tentativa de aumentar a vantagem na liderança do Grupo A. O resultando, no entanto, não estava nos planos da equipe paraibana. Com uma atuação irreconhecível no primeiro tempo, a equipe alvinegra acabou sendo anulada e dominada pelos cearenses e amargando a derrota pelo placar de 2 a 1. O verdão se afastou do Z-2 e o time da estrela vermelha liga o sinal de alerta para as próximas rodadas. A equipe permanece do G-4, mas vê a vaga sendo ameaçada pelos adversários para a sequência.
Em uma partida que começou truncada e com pouca criatividade das duas equipes, mas com uma maior chegada dos visitantes que, mesmo com pouca qualidade na finalização, procurou aproveitar os espaços cedidos por erros do Belo para tentar chegar a meta alvinegra com perigo. As primeiras aproximações aconteceram após aos oito minutos. Em cobrança de escanteio, o Floresta-CE pressionou e conseguiu um escanteio. Primão chutou forte demais e a bola passou por todo mundo. Na sequência, tentativa do Botafogo-PB em chute de Éderson, a bola passou longe da meta de goleiro Tony.
Aos 17 minutos, Welton foi parado com falta. Na cobrança, Gabriel Araújo cobra mal e sequer assusta o arqueiro cearense. Depois disso, blitz do verdão que conseguiu neutralizar a ofensiva do Botafogo-PB e explorar os contra-ataques para tentar abrir o placar. Carlos Renato recebeu pela esquerda, cruzou e, mais uma vez, a bola passou por todo mundo. Em seguida, Primão tenta duas vezes com mais dois cruzamentos que também foram afastados pelo goleiro Lucas.
Após pecar na finalização, grande problema da equipe na competição, o Floresta-CE achou, finalmente, o caminho do gol alvinegro. Após novo cruzamento de Primão, Daniel ajeitou a bola que sobrou para Alisson encostar de testa para o fundo das redes, abrindo o placar.
Precisando se recuperar na competição, a equipe continuou a pressão, mas encontrou o Botafogo-PB ainda mais pressionado pelo resultado. Mesmo tentando, o Belo errou muitos passes no campo de ataque e não conseguiu levar perigo.
No segundo tempo, os donos da casa voltaram mais focados em buscar pontos no Almeidão, diminuindo o espaço do Floresta-CE e na tentativa de ser mais ofensivo. Aos 11 minutos, Pablo tentou de fora da área que explodiu na defesa e desviou para Welton que chutou forte, mas a bola foi para fora. Logo em seguida, Tsunami também tentou de fora da área, mas a bola desviou e foi para fora das quatro linhas.
Além do jogo pouco criativo da equipe de Gerson Gusmão, Amaral sofreu falta e precisou sair de campo de maca, dando lugar a Tinga. Enquanto Éderson, pouco participativo, deu lugar a Clayton.
Para justificar a autoridade e a liderança, os alvinegros tentaram apertar o Floresta-CE no campo de ataque e, após receber falta de Fábio Alves, Clayton conseguiu uma das melhores chances para a equipe no jogo. Em forte cobrança de Tsunami, Tony espalmou e, no rebote, o próprio Clayton não perdoou e balançou as redes para empatar a partida, em seu primeiro gol na competição e após o falecimento da mãe, motivo pelo qual o jogador desfalcou o time nas últimas rodadas.
Sem tempo para comemorar, o árbitro viu mão dentro da área de Juba e marcou pênalti para o verdão. Valendo a lei do ex, Fábio Alves cobrou e virou o placar. Já nos acréscimos, o Belo ainda tentou reagir com Tsunami. Aos 47 minutos, o jogador chutou forte e a bola passou perto do gol. O jogador ainda tentou chutar da intermediária na jogada seguinte, mas a bola foi para fora na última tentativa da equipe.
Mesmo com crescimento da atuação no segundo tempo, o Botafogo-PB pagou pela péssima atuação no primeiro tempo, deixando a equipe comandada por Leston Júnior conseguir o placar para subir na tabela, saindo da oitava para a sétima colocação, ultrapassando o Altos-PI, próximo adversário do Belo. Já para os paraibanos, o Botafogo-PB perdeu a chance de aumentar a vantagem na liderança do grupo e poderá perder a colocação caso o Paysandu e Ferroviário ou Manaus, que se enfrentam, conseguirem vencer seus compromissos.
Na 14ª rodada, o Belo viaja para encarrar o Altos-PI. A partida será realizada no próximo domingo, 29, às 16h, no Estádio Albertão
Fonte: Voz da Torcida
Créditos: Voz da Torcida