Tradicional e competitivo na categoria de futebol feminino, o Auto Esporte não faz parte das oito equipes que vão disputar o Campeonato Paraibano de Futebol Feminino de 2021. De acordo com o presidente da entidade, Helamã Nascimento, a não participação é motivada pela falta de estrutura no clube para bancar a participação em duas competições nesses últimos meses do ano.
– O Auto Esporte não irá participar do Campeonato Feminino por falta de estrutura financeira. O clube não tem condições de participar de dois campeonatos ao mesmo tempo, participar da segundo divisão do masculino e participar do feminino, isso gera um custo que o clube, hoje, não tem como manter – declarou o mandatário.
Já em uma situação deficitária, as condições econômicas do Macaco Autino foi, assim como as demais equipes, afetadas pela pandemia da covid-19. Sem participação direta de torcedores, a arrecadação com a torcida tornou-se inviável. Além disso, a própria circunstância do futebol paraibano contribuiu negativamente.
– Não foi fácil você manter um clube de portas abertas e você consegui criar e ter receita corrente para manter um custo um clube de futebol que não que não, que não é baixo, diga-se de passagem. No ano passado, como não houve a segunda divisão, a gente disputou feminino, porque só tinha um campeonato. Ainda com efeitos econômico e financeiro da covid-19, não foi possível fechar apoio, parceria e patrocínio suficiente para manter o custo total. Infelizmente a gente teve que fazer essa opção e não participar esse ano, mas que com a volta gradativa da economia, tudo indica que próximo ano gente tenha estrutura financeira para poder fazer um bom campeonato, oferecer a estrutura necessária para as meninas e entrar mais uma vez para abrigar por título no campeonato feminino – ressaltou.
O presidente do Auto Esporte acredita ainda que a não participação não irá prejudicar a consolidação do Auto Esporte na categoria do futebol feminino, isto porque a equipe já passou alguns anos sem participar e quando retomou, foi campeão em 2019 e vice-campeão em 2020. O objetivo é, ainda, tentar manter um critério de qualidade. Sem conseguir manter um elenco competitivo, o clube vai arrumar a casa para mirar na retomada.
Campeonato já está definido e terá oito participantes
O arbitral para a realização do Campeonato Paraibano de Futebol Feminino de 2021 foi realizado nesta terça-feira entre Federação Paraibana de Futebol (FPF) e representantes dos clubes. A competição será iniciada no dia 20 de novembro.
Participam da edição o Botafogo-PB, VF4, Perilima e Avaí, dispostos na Chave A; e Treze, Kashima, Mixo e Femar, na Chave B. Com duas equipes se classificando para as fases seguintes em cada grupo.
A primeira fase da competição contará com apenas três rodadas onde as equipes de cada chave se enfrentam, com cruzamento possível apenas nas fases de mata-mata. Os jogos de semifinal e final serão realizados com jogos únicos, tendo a data prevista de término para o dia 5 de dezembro.
Ainda segundo o arbitral, as partidas serão realizadas nas quartas, sábados e domingos.
Confira a tabela da primeira fase:
1ª Rodada
Botafogo-PB x Perilima
VF4 x Avaí
Treze x Kashima
Mixto x Femar
2ª Rodada
Avaí x Perilima
VF4 x Botafogo-PB
Femar x Treze
Mixto x Kashima
3ª Rodada
Perilima x VF4
Botafogo-PB x Avaí
Kashima x Femar
Treze x Mixto
Fonte: Voz da Torcida
Créditos: Voz da Torcida