A seleção brasileira feminina de vôlei iniciou com vitória sua caminhada na Copa dos Campeões disputada no Japão. Em duelo realizado nesta terça-feira em Tóquio (madrugada no Brasil), as meninas superaram a Rússia por 3 a 1 (parciais de 25/17, 23/25, 25/23 e 25/12) e partem firme em busca de mais uma conquista para a galeria. Com 28 pontos, Tandara foi o destaque absoluto em quadra.
Esta é a sétima edição da competição, que teve sua primeira versão vencida por Cuba em 1993. Ganhador em 2005 e 2013, o Brasil é quem mais levantou o caneco do torneio sempre realizado em solo japonês. A rodada inaugural teve também a vitória da China de virada sobre os Estados Unidos também por 3 a 1 (18/25, 25/18, 25/14 e 25/17) e seguirá ainda nesta terça com as donas das casa pegando a Coreia do Sul.
O jogo
Iniciando o encontro com Roberta, Gabi, Carol, Tandara, Natália e Bia (além da líbero Gabi), o selecionado brasileiro começou jogando solto, com desenvoltura. As meninas sobraram no set inicial e, com tranquilidade, venceram com confortáveis 25/17 no placar.
A parcial seguinte parecia ir pelo mesmo caminho, mas o time nacional acabou permitindo a reação das rivais, que viraram para 19/17. A parcial seguiu pau a pau até enfim a seleção euroasiática fechar em 25/23 e empatar a partida em 1 a 1.
O Brasil começou na frente a terceira parcial, porém as russas reagiram (13/10) e mantiveram a dianteira até fazerem 23/20. Parece ter sido esta a deixa para as comandadas de José Roberto Guimarães se agigantarem e, em uma recuperação sensacional, virarem o marcador e definirem a parcial em 25/23.
A vitória no set anterior pareceu ter vitaminado ainda mais a equipe brasileira, que atropelou na sequência. De maneira arrasadora, as meninas não deram a menor chance à equipe da Rússia, emplacaram 25/12 e confirmaram de forma categórica o ótimo começo no torneio realizado no Japão.
Além da formação inicial, entraram no decorrer Mara, Amanda, Monique e Rosamaria. Com seus 28 pontos, Tandara foi o destaque absoluto , porém Gabi e Bia, ambas com 14 pontos ao todo, também jogaram muita bola. Entre as russas, a melhor anotadora foi Nataliya Goncharova, com 16 pontos.
Fonte: Globo Esporte PB