O segundo dia da Copa do Mundo marca a estreia da Inglaterra logo no primeiro jogo da rodada. Nesta segunda-feira (21) às 10h (horário de Brasília), os ingleses enfrentam a seleção do Irã, pelo grupo B do Mundial. Estados Unidos e País de Gales fecham a primeira rodada da chave, também nesta segunda, mas às 16h.
A Inglaterra chega para sua sétima copa consecutiva, um recorde dos Leões. O único título veio em 1966, quando o Mundial aconteceu no próprio país. Nas últimas edições, os ingleses ficaram marcados por várias campanhas decepcionantes. A expectativa para este ano é de pelo menos repetir o desempenho da Rússia, em 2018, quando os ingleses terminaram em quarto lugar. A atual geração bateu na trave também na Eurocopa do ano passado. Na ocasião, a Inglaterra perdeu a final em casa para a Itália nos pênaltis.
O jogo desta segunda é considerado fundamental para as pretensões de avançar em primeiro no grupo. O Irã é apontado como a seleção mais fraca do grupo, enquanto os americanos e galeses devem disputar a segunda vaga para as oitavas de final.
Para este primeiro jogo, o técnico Gareth Southgate não deve contar com o lateral Kyle Walker, que segue se recuperando de uma cirurgia na virilha, enquanto James Maddison é dúvida devido a um problema muscular. Existe a dúvida se o treinador inglês irá escalar a equipe com Kieran Trippier na lateral, ou se vai improvisar um zagueiro na posição.
O atacante Harry Kane, que foi artilheiro da última edição e capitão da equipe segue sendo o grande destaque da seleção inglesa. O jovem Jude Bellingham de apenas 19 anos deve ser titular. O jogador é apontado como uma das grandes revelações do país. O atacante do Borussia Dortmund é o único nome do elenco inglês que não atua na Premier League. Phil Foden, 22, e Mason Mount, 23, são outros jovens, que devem aparecer como protagonistas da equipe de Southgate.
Já os iranianos disputarão a sexta Copa do Mundo da história e seguem lutando para conseguir pela primeira vez uma vaga na próxima fase. O time treinado pelo experiente técnico Carlos Queiroz perdeu Omid Ebrahimi, com lesão na virilha. O craque do time é o atacante Mehdi Taremi, do Porto. O jogador está confirmado para a partida. Taremi já marcou 13 gols na atual temporada pelo time português.
O árbitro Raphael Claus foi anunciado pela Fifa como o juiz da partida entre Inglaterra e Irã. O brasileiro terá a companhia de outros compatriotas na partida, os auxiliares Rodrigo Figueiredo e Danilo Manis.
Prováveis escalações
Inglaterra: Pickford; Trippier, Stones, Maguire, Shaw; Rice, Bellingham, Sterling, Mount e Foden; Kane. Técnico: Gareth Southgate.
Irã: Beiranvand; Moharrami, Pouraliganji, Hosseini, Mohammedi; Nourollahi, Ezatolahi, Hajsafi, Jahanbakhsh e Taremi; Amiri. Técnico: Carlos Queiroz
Horário: 10h
Transmissão: Globo, Sportv e Fifa+
O segundo jogo desta segunda-feira pela Copa do Mundo será entre Senegal e Holanda, às 13h, no estádio Al Thumama. No outro jogo da chave, o Equador abriu neste domingo o Mundial vencendo o Catar por 2 a 0.
A Holanda retorna à Copa do Mundo depois de ficar de fora da edição de 2018. A Laranja Mecânica sempre é uma das favoritas entre as seleções que nunca venceram uma copa. O técnico Louis van Gaal chega invicto desde que reassumiu a seleção. Em 15 jogos, os holandeses venceram 11 e empataram quatro vezes, após o fracasso na Euro do ano passado.
Van Gaal deve escalar uma equipe com três zagueiros, tendo Van Dijk como o grande nome. Dumfries e Blind serão os alas. O jovem Gakpo de 23 anos deve ser titular e surge como um forte candidato a revelação da competição. Janssen deve começar no lugar de Mephis Depay. O grande nome ofensivo da atual geração holandesa não atua desde setembro com uma lesão na coxa esquerda e deve começar o Mundial no banco de reservas. Uma provável Holanda deve ter Pasveer; Timber, Van Dijk, Aké; Dumfries, Koopmeiners, De Jong, Blind; Gakpo; Janssen e Bergwijn.
Já Senegal perdeu o Mané, machucado, dias antes da estreia. Sem o seu melhor jogador,o técnico Aliou Cissé precisará achar uma reposta para manter a equipe com força para avançar de fase. A seleção senegalesa é apontada como a mais forte do continente africano no Catar. Sem Mané, o goleiro Mendy e o zagueiro Koullibaly, ambos do Chelsea, aparecem como as principais referências em campo. Cissé deve colocar em campo nesta segunda a seguinte escalação: Mendy; Name, Koullibaly, Diallo, Ballo-Touré; N. Mendy, Gueye, P. Sarr; I. Sarr, Dia e Diatta.
Horário: 13h
Transmissão: Globo, Sportv e Fifa+
A arbitragem do jogo será brasileira. Wilton Pereira Sampaio e os assistentes Bruno Boschilia e Bruno Pires foram escalados pela Fifa. Wilton Pereira Sampaio tem 40 anos, representa a Federação Goiana de Futebol e está no quadro da Fifa desde o início de 2013.
Na partida menos badalada do segundo dia da Copa do Mundo, os Estados Unidos enfrentam o País de Gales, nesta segunda, às 16h no encerramento do grupo B. Inglaterra e Irã se enfrentam pela mesma chave, mas às 10h. Os americanos estão de volta ao Mundial depois de não conseguirem vaga em 2018. Já os galeses quebraram um longo jejum de 64 anos longe da Copa do Mundo.
O time americano conta em seu elenco com nomes conhecidos no futebol mundial, com o Pulisic (Chelsea) e McKennie (Juventus). A equipe de Gregg Berhalter sabe que o duelo é considerado decisivo por uma vaga na próxima fase, para não serem obrigados a pontuar contra os ingleses.
Já o País de Gales conta com Gareth Bale como o grande destaque, além de Aaron Ramsey, ex-Arsenal. O maior problema de Gales é a falta de profundidade do elenco. Além de contar com um jogador como Bale, o técnico Rob Page precisou convocar jogadores da terceira e quarta divisão da Inglaterra para fechar o grupo. O duelo desta segunda acontecerá no estádio Ahmad Bin Ali.
Os Estados Unidos devem atuar com Turner; Dest, Zimmerman, Long, A Robinson; Adams, McKennie, Aaronson; Reyna, Ferreira, Pulisic.
Já a equipe galesa deve iniciar com Hennessey; C Roberts, Ampadu, Rodon, B Davies, N Williams; Allen, Ramsey; Bale, Moore e James.
Horário: 16h
Transmissão: Globo, Sportv e Fifa+
Fonte: Diário Popular
Créditos: Polêmica Paraiba