A decisão da Confederação Brasileira de Futebol e do Ministério da Saúde que pretende liberar a presença de até 30% do público nos estádios, de acordo com a capacidade de cada praça esportiva, não vai acontecer neste momento na Paraíba.
A regulamentação acontecerá em reunião online entre CBF e dirigentes dos clubes, ironicamente, para evitar aglomeração.
A medida, por exemplo, vai de encontro a decisão do Reino Unido, Espanha e Portugal, que mantém seus portões fechados. A Itália, por sua vez, passou a permitir convidados das equipes, enquanto alguns locais da Alemanha podem receber até 20% do total possível nos estádios. Os dois últimos países tem suas taxas de contaminação controlada, enquanto Espanha e Reino Unido estudam a possibilidade de novo Lockdown devido ao novo aumento de casos após medidas de flexibilização em outras áreas.
Com média de contaminação e óbitos estável no país e na maioria dos estados, entretanto, com um número considerado alto em parâmetro global, no Brasil, no Rio de Janeiro, a partir do dia 4 de outubro receberá a primeira peleja com público, Flamengo x Athletico-PR.
Por sua vez, a prefeitura de Belo Horizonte, que tem três clubes entre as Séries A e B, já disse que nesse momento não faz sentido essa flexibilização.
Na Paraíba, com Botafogo-PB, Treze, Campinense e Atlético de Cajazeiras jogando o Campeonato Brasileiro em praças esportivas administradas pelo governo do estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em contato com o Voz da Torcida já descartou a possibilidade que enquanto houver a medição de cada município por bandeiras, não será possível contar com torcedores nas arquibancadas.
Desta forma, ao menos até o dia 5 de outubro, quando serão anunciadas novas medidas pelo governador João Azevêdo, não existe possibilidade de mudança no cenário.
Neste momento, João Pessoa e Campina Grande estão na lista de municípios com bandeiras laranjas, enquanto Cajazeiras está classificada na cor amarela. Entenda a classificação por bandeiras dentro do plano Novo Normal da Paraíba.
Atualmente o estado tem 1 município com a bandeira verde, 82 na amarela, 126 laranjas e 14 com a classificação em vermelho.
Administradora dos estádios Almeidão, Amigão e Perpetão, utilizados por Belo e Galo na Série C e Raposa e Trovão Azul na Série D, a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer, comandada por Hervázio Bezerra, procurada pela reportagem, afirmou que a decisão sobre abertura ou não dos estádios para o público obedecerá apenas as determinação da Secretaria de Saúde, que está tomando as medidas para combate ao Covid-19.
A doença já matou mais de 137 mil brasileiros e mais de 2.700 paraibanos, num total de quase 117 mil infectados no estado.
Fonte: Voz da Torcida
Créditos: Voz da Torcida