O treino livre de abertura desta sexta-feira em Silverstone terá uma novidade: Sebastian Vettel testará pela primeira vez o escudo, dispositivo de segurança para a cabeça dos pilotos. A avaliação estava prevista para acontecer em Monza, em setembro, mas o progresso avançou mais rápido do que se esperava, possibilitando que o teste ocorresse já na Inglaterra.
“Vou testar amanhã (sexta), veremos por quanto tempo. Eu vi isso no computador, mas não na vida real”, disse o tetracampeão.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, alertou para introdução apressada da peça. Ele teme que o escudo esteja sendo introduzido sem a pesquisa necessária: “Não tenho certeza de que isso passou pela mesma quantidade de testes que o aeroscreen e o halo, e o efeito catastrófico deve ser levado em consideração”.
O dirigente afirmou ainda que a avaliação sobre o escudo vai “depender das opiniões de um piloto, em uma única condição. Não estará escuro, não terá luzes, não haverá óleo nele e todos esses fatores”, e por isso considera mais seguro a utilização a partir de 2019.
Fonte: ESPN