A noite da última quarta-feira foi de festa para as torcidas de Corinthians e São Paulo. Os dois gigantes paulistas venceram seus respectivos compromissos e garantiram de forma matemática a classificação para a primeira fase da Conmebol Libertadores de 2020. Além deles, Santos e Palmeiras, por terem melhores campanhas no Campeonato Brasileiro deste ano, estão garantidos diretamente na fase de grupos. É a primeira vez na história do torneio continental que os quatro rivais estão reunidos no mesmo torneio continental.
A vez que o Estado de São Paulo teve mais representantes em uma edição de Libertadores foi em 2005. Naquele ano, além de São Paulo, Palmeiras e Santos, o torneio ainda contou com a participação do Santo André, campeão da Copa do Brasil de 2004. Por ter brigado contra o rebaixamento no Brasileirão daquele ano, o Corinthians não conseguiu qualificação para a Libertadores de 2005.
O que favoreceu os paulistas Corinthians e São Paulo a conseguirem uma vaga na edição de 2020 da Libertadores foi o chamado G-8 do Brasileirão. O Flamengo, campeão brasileiro, conquistou a Libertadores também, o que faz com que se abra uma vaga via Campeonato Brasileiro.
Por outro lado, o Athletico Paranaense, campeão da Copa do Brasil, está na quarta colocação, o que aumenta também uma vaga abaixo, criando um largo ‘vagão’ de oito equipes que conseguirão suas vagas no torneio continental. Além de Corinthians e São Paulo, o Internacional se beneficiou do empate em 0 a 0 entre Fortaleza e Fluminense e ficou com a última vaga do G-8, fechando o ciclo de times brasileiros classificados para a próxima edição da Libertadores.
Fonte: FOX Sports
Créditos: FOX Sports