disputa

Santos empata no fim com Athletico, mas pode entrar na zona de rebaixamento

O Santos empatou com o Athletico-PR por 1 a 1 na tarde deste sábado (5), em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão, na Vila Belmiro. Cumprindo punição por conta da confusão no jogo contra o Corinthians, a torcida santista não esteve presente nas arquibancadas.

Foto: reprodução

O Santos empatou com o Athletico-PR por 1 a 1 na tarde deste sábado (5), em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão, na Vila Belmiro. Cumprindo punição por conta da confusão no jogo contra o Corinthians, a torcida santista não esteve presente nas arquibancadas.

Marcos Leonardo, de pênalti, marcou para o Santos, enquanto Pablo deixou o do Athletico-PR.

Com o resultado, o Santos está na 15º colocação, com 18 pontos, sendo três a mais do que o Bahia, primeiro clube na zona de rebaixamento. Do outro lado, o Athletico-PR foi para a sexta posição na tabela de classificação, com 28 pontos somados, e se afastou da entrada do G4.

Apesar de ter saído da Vila com o empate, o Peixe ainda corre risco de entrar no Z4 na rodada. Isso porque se Goiás e Bahia vencerem seus respectivos jogos, o Santos termina na zona de rebaixamento.

Como foi o jogo

A partida começou com pressão do Athletico-PR, tanto que a primeira chegada da equipe aconteceu com somente três minutos de jogo. O Furacão passou a adotar a marcação bem alta, dificultando a saída de jogo do Santos.

Ainda que a estratégia de colocar pressão no início tenha dado certo, com o Athletico-PR roubando muitas bolas no campo de ataque, o jogo passou a ficar truncado demais, com nenhum dos times conseguindo finalizar com perigo.

Insistindo em pressionar e seguir em direção ao ataque, o Athletico-PR conseguiu abrir o placar. Pablo, aos 29 minutos, inaugurou o marcador na Vila Belmiro depois de uma boa troca de passes e ter aproveitado o erro adversário.

A volta do intervalo contou com um Santos mais agressivo em busca do gol. A equipe teve três boas chances em sequência como forma de buscas alternativas para a pressão adversária, principalmente depois do gol.

Com o placar garantido, o Athletico-PR diminuiu ainda mais o espaço do Santos. Quando a equipe da baixada buscava atacar pela esquerda, o Furacão continuou bem postado e não cedeu o espaço.

Gols e lances importantes

Olha o perigo! – O primeiro lance de perigo só aconteceu aos 10 minutos de jogo, quando Pablo arriscou a finalização e viu o goleiro João Paulo acompanhando a trajetória da bola. Ele mandou um chute forte de fora da área que passou por cima do gol.

Puxou? – Com 16 minutos, o árbitro precisou da análise do VAR em um lance envolvendo Cacá e Basso. No cruzamento feito por Lucas Lima, o zagueiro João Basso reclamou de uma puxada em seu rosto. Porém, depois da resposta do árbitro de vídeo, nada foi marcado.

0 x 1 – Aos 29 minutos, o Athletico-PR abriu o placar. Fernandinho ficou livre na intermediária para dar o passe para Pablo, que entrava da ponta direita para dentro da área. O camisa 92 teve calma para finalizar na saída do goleiro João Paulo e colocar o Furacão na frente na Vila Belmiro.

Quase o segundo – Pablo fez ótimo cruzamento da intermediária para o segundo pau pela direita aos 38 minutos. Madson chegou cabeceando de peixinho e obrigou João Paulo a fazer uma grande defesa para evitar o gol.

Perigo! – Com cinco minutos do segundo tempo, no contra-ataque o Furacão levou perigo, mas Canobbio não conseguiu finalizar. Zapelli ficou com o rebote na entrada da área, mas também não dominou da melhor forma para finalizar em direção ao gol.

Quase o empate – Dodô tentou o cruzamento aos nove minutos e foi bloqueado. No rebote, Rodrigo Fernández arriscou de fora da área. A bola desviou em Pablo e quase surpreendeu o goleiro Bento, que fez a defesa difícil e mandou a bola para escanteio.

Pênalti? – Já nos acréscimos, aos 46, depois de um novo cruzamento na área do Athletico-PR, os jogadores do Santos ficaram pedindo pênalti em um suposto toque de mão de Pablo. Após revisão no VAR, o árbitro assinalou a penalidade máxima.

1 x 1 – Com Marcos Leonardo na cobrança, chutando forte e no alto, o Santos empatou o marcador.

Impedido duas vezes – Aos 53, após falta na intermediária para o Santos, Lucas Lima cobrou o cruzamento na área, Marcos Leonardo desviou de cabeça e Julio Furch completou para o gol, mas a arbitragem marcou falta do camisa 9 sobre o defensor e anulou o gol. Na sequência, o outro gol do Peixe foi invalidado, mas agora por impedimento. Jean Lucas achou Marcos Leonardo, que estava impedido dentro da área. O camisa 9 cruzou para Mendoza fazer o gol, que foi anulado no mesmo instante.

FICHA TÉCNICA

Santos 1 x 1 Athletico-PR

Data: 05/08/2023 (sábado)
Horário: 16h00 (de Brasília)
Competição: 18ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Andre Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreirai (MG)
Cartões amarelos: Lucas Lima, João Paulo, Mendoza (SAN), Vitor Roque, Vitor Bueno (CAP)
Cartões vermelhos: nenhum
Gols: Pablo (29’/1ºT), Marcos Leonardo (49’/2ºT)

Santos: João Paulo; Gabriel Inocêncio, João Basso, Alex e Dodô (Kevyson); Rodrigo Fernández (Lucas Braga), Dodi (Julio Furch), Lucas Lima, Jean Lucas e Mendoza; Marcos Leonardo. Técnico: Paulo Turra.

Athletico-PR: Bento; Madson (Khellven), Cacá (Zé Ivaldo), Thiago Heleno e Vinicius Kauê; Fernandinho (Canobbio), Hugo Moura e Zapelli (Vitor Bueno); Marcelo Cirino (Vitor Roque), Pablo e Cuello. Técnico: Wesley Carvalho.

Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba