O jogador argentino e ídolo internacional, Diego Maradona, morreu na quarta-feira (25) vítima de uma parada cardiorrespiratória. O evento pode ser causado em decorrência de várias doenças, mas um estilo de vida saudável pode evitar que ele ocorra, é o que explica o cardiologista Antônio Francisco, médico do Hapvida em João Pessoa.
De acordo com o especialista, doenças como hipertensão, diabetes e obesidade podem causar parada respiratória, assim como o uso de drogas e o histórico familiar do mal súbito. Ainda assim, até mesmo quem tem tendência genética à parada cardiorrespiratória pode se resguardar de um episódio trágico.
“Acompanhamento médico, atividades físicas regulares, dieta saudável e tentar rotina com menos estresse são fundamentais para evitar que o coração pare de funcionar. Um estilo de vida que é equilibrado e atento aos sinais do corpo pode salvar a vida de uma pessoa”, explicou o médico.
Ainda conforme o cardiologista, alguns sintomas podem aparecer até mesmo semanas antes de uma parada cardiorrespiratória e devem ser observados: dor no peito, falta de ar e palpitação. Ao percebê-los, a indicação é que a pessoa procure um especialista o mais rápido possível. “Maradona não resistiu ao episódio, mas a depender da causa da parada, o atendimento médico rápido pode evitar a morte”, destaca.
Fonte: MaisPB
Créditos: MaisPB