Desafio de titãs

Rafael Nadal volta a enfrentar Roger Federer em final após partida 4 horas

O tão esperado duelo entre Rafael Nadal e Roger Federer na final do Aberto da Austrália é agora uma realidade.

rafael-nadal

O tão esperado duelo entre Rafael Nadal e Roger Federer na final do Aberto da Austrália é agora uma realidade. Nesta sexta-feira, o espanhol derrotou o búlgaro Grigor Dimitrov por 3 sets a 2 (6/3, 5/7, 7/6 [7/5], 6/7 [4/7] e 6-4) em duelo de 4h56min de duração e avançou à final do torneio pela quarta vez em sua carreira.

Federer e Nadal não faziam uma decisão de um Grand Slam desde junho de 2011, quando o espanhol conquistou o título ao vencer por 3 sets a 1. No total, já duelaram oito vezes em final de Majors, com seis títulos de Nadal.

A final de domingo, às 6h30 (de Brasília) será a segunda entre os tenistas no Aberto da Austrália. O único encontro ocorreu em 2009, quando Nadal venceu o rival por 3 sets a 2 (7/5, 3/6, 7/6(7/3), 3/6 e 6/2) em partida de 4h23 de duração.

Em toda a história, o clássico ocorreu em 34 oportunidades, com uma larga vantagem de Nadal. São 23 vitórias e apenas 11 derrotas.

“Espero me recuperar bem. Para mim é privilégio poder jogar contra ele (Federer). É algo especial para nós dois ter a chance de competir um contra o outro depois de tanto tempo e problemas”, disse Nadal se referindo ao problema que teve no punho e o fez encerrar antes a temporada de 2016 e a lesão no joelho de Federer que o afastou da quadra por seis meses.

“No fim do ano ele esteve na abertura da minha academia em Mallorca e ele disse que deveríamos fazer uma partida de exibição. Nenhum dos dois imaginávamos que poderíamos estar aqui”, completou.

Com o revés nesta sexta-feira em Melbourne, Dimitrov perdeu a chance de chegar à final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. A outra vez que havia chegado a uma semifinal fora em Wimbledon-2014. O búlgaro, entretanto, pulará da 15ª para a 12ª posição do ranking mundial a ser divulgado na segunda-feira.

Esta foi a sua primeira derrota em 11 partidas em 2017. Na primeira semana de janeiro, ele conquistou o ATP 250 de Brisbane (AUS) ao vencer cinco jogos e no Aberto da Austrália havia vencido outras cinco.

Nadal, que começou o torneio na nona colocação, já garantiu pelo menos a subida para o sexto posto e poderá ir ao quarto. No domingo, fará a sua 21ª final de um Grand Slam. Até hoje tem 14 vitórias e seis derrotas.

Fonte: Uol Esportes