O Masters 1000 de Monte Carlo começou no último fim de semana, com as partidas do qualifying. Mas o tapete vermelho para a entrada em quadra do rei do saibro só será estendido nesta terça-feira, quando Rafael Nadal inicia contra o britânico Kyle Edmund o caminho para o seu décimo título no torneio transmitido pelo SporTV.
Nos últimos 12 anos, apenas Novak Djokovic em 2013 e 2015, e Stan Wawrinka em 2014 quebraram a sequência do espanhol, que retomou o título ano passado ao bater o francês Gael Monfils. Nenhum outro tenista na era aberta do tênis tem tantos títulos em um torneio. O próprio Nadal terá mais duas chances este ano para ampliar esta marca, já que também ganhou nove vezes o Masters 1000 de Barcelona e o Grand Slam de Roland Garros.
Depois do brilho inicial de Roger Federer, que venceu três dos quatro torneios que disputou, sendo dois sobre Nadal, o espanhol tem tudo para dominar a temporada de saibro. Quarto cabeça de chave em Monte Carlo, o número sete do mundo conta com a ausência do suíço até Roland Garros para tentar tirá-lo do topo do ranking do ano.
O sorteio da chave colocou Nadal, quarto favorito, na mesma parte debaixo de Novak Djokovic. Sobre o sérvio segundo do mundo ainda pairam dúvidas sobre o seu ânimo para jogar tênis. Ele voltou nas quartas de final da Copa Davis após se recuperar de uma contusão no cotovelo direito que o deixou de fora de Miami e Indian Wells. Mesma lesão do líder do ranking Andy Murray e principal cabeça de chave, que volta após ser eliminado na estreia de Indian Wells. O britânico está na parte de cima da chave com outro que pode atrapalhar os planos de Nadal, o suíço Stan Wawrinka.
Fonte: SporTv