O jogador Vinícius Jr. foi, mais uma vez, vítima de racismo no Campeonato Espanhol. Durante um jogo do Real Madrid contra o Valencia, nesse último domingo, (21), torcedores xingaram o brasileiro de “macaco” e o hostilizaram.
De acordo dados da Federação SOS Racismo, formada por organizações autônomas que lutam contra o racismo na Espanha, as denúncias de discriminação racial cresceram mais de 30% entre 2013 e 2021 no país. No entanto, Vini não é o primeiro jogador a sofrer ofensas na Espanha e na Europa.
Confira abaixo a lista de 5 jogadores brasileiros que foram vítimas de comentários racistas no futebol europeu:
Daniel Alves
Em abril de 2014, em um jogo entre Barcelona e Villareal pelo Campeonato Espanhol, o lateral-direito foi vítima de racismo. Momentos antes de cobrar o escanteio para o Barça, um torcedor arremessou uma banana em direção ao brasileiro. O atleta pegou a fruta, descascou e deu uma mordida. Após o ocorrido, o clube adversário recebeu uma multa de 12 mil euros (mais de R$ 37 mil, na cotação da época) e teve parte das arquibancadas fechadas por uma partida.
Hulk
O atacante relatou ter sido alvo de ofensas racistas durante a sua passagem pelo time russo Zenit. “Infelizmente, as mesmas coisas continuam acontecendo, o racismo nas arquibancadas. Vou continuar mandando beijos e respondendo eles com minhas atuações em campo”, contou.
Neymar
Durante uma partida do campeonato francês, entre Paris Saint-Germain e Olympique de Marselha, Neymar foi expulso ao dar um tapa no rosto de Álvaro González. Segundo o craque brasileiro, o espanhol o chamou de “macaco” em duas ocasiões.
Roberto Carlos
Também durante a passagem pela Rússia, o ex-lateral esquerdo sofreu ofensas racistas durante a partida entre Anzhi e Krylia Sovetov. Uma banana foi arremessada da arquibancada e o jogador abandonou a partida.
Ronaldo
O fenômeno foi alvo de insultos racistas em jogo contra o Málaga, em março de 2005, também pelo Campeonato da Espanha. Na ocasião, o brasileiro atirou uma garrafa de água nos criminosos. Dias antes, no mesmo estádio, torcedores imitaram um macaco para o atacante costa-riquenho Paulo César Wanchope.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba