A decisão foi tomada após a diretoria entrar em um consenso de que não seria possível realizar a votação sobre o futuro de Bartomeu no cargo em segurança em meio à pandemia. A média do eleitorado é de 58 anos e a Europa enfrenta uma segunda onda de contágios de Covid-19.
O presidente teria insistido com o governo da Catalunha pelo adiamento da votação, mas não obteve sucesso. Segundo o jornal “Sport”, Bartomeu se viu sem saída e propôs aos diretores sua demissão, e a proposta foi aprovada sem discussão.
Bartomeu vinha sofrendo pressão desde a crise entre Messi e Barcelona. O processo que poderia resultar na destituição do cargo de presidente, colheu mais de 20 mil assinaturas.
Dessa forma, o empresário de 57 anos encerra um ciclo de seis anos no comando do Barcelona. Bartomeu chegou ao cargo de presidente após a renúncia de Sandro Rosell, em 2014. No ano seguinte sua posição foi ratificada por meio de eleições.
O mandato de Bartomeu se encerraria em junho de 2021, mas ele mesmo tinha aprovado a antecipação das novas eleições para março do ano que vem.
Fonte: Extra
Créditos: Polêmica Paraíba