Novidade

Presidente do Treze confirma assinatura de proposta não vinculante para SAF

Segundo Artur Bolinha, o clube está em transição para se tornar clube-empresa desde 2023

Foto: Daniel Vieira/Treze FC
Foto: Daniel Vieira/Treze FC

Campina Grande - Por meio de coletiva de imprensa, o Presidente do Treze, Artur Bolinha , confirmou a assinatura de proposta não vinculante pelo clube no início do mês de março. Neste momento, o Galo da Borborema está no processo de se tornar Sociedade Anônima de Futebol (SAF), aguardando apenas as próximas etapas da negociação.

De acordo com o mandatário, o processo responsável pela transição de clube associativo para clube-empresa está em andamento desde 2023. Nesse meio tempo, o time já aprovou algumas medidas, a exemplo de alterações do Estatuto e Recuperação Judicial.

Assim, o Treze Futebol Clube conta também, com o trabalho da Pluri Consultoria, a fim de conduzir as mudanças seguintes.

“Fizemos a RJ, conseguimos aprovar, junto ao Conselho, mudanças importantes para poder construir isso aí. Está tudo pronto para que a gente possa transformar o Treze em SAF. No começo do mês, a gente assinou uma proposta não vinculante. Óbvio que é uma carta de intenção, que só passa a ter efeito quando se torna vinculante”, iniciou.

“Embora a gente saiba a importância e até a urgência de uma SAF para o clube, não podemos tratar de qualquer forma essa questão, porque às vezes aparecem alguns aventureiros. Precisamos ter cuidado. Estamos aguardando o avançar dessas negociações para ver se a proposta é convertida em vinculante”, completou Artur Bolinha.

Por outro lado, já que não se trata de uma oferta vinculante, o contrato permanece ainda sob confidencialidade. Caso se torne vinculante, o presidente executivo deve apresentar a proposta ao Conselho Deliberativo.

Se houve aprovação entre as partes, uma Assembleia Geral dos sócios será feita, conforme descreve o Estatuto do Treze para essas ocasiões.

“Há uma possibilidade disso acontecer no curto prazo, mas acredito que deve acontecer mais para o final desse ano e o começo do próximo. A curto prazo seria agora, já para a Série D, mas a possibilidade é bem menor. Estamos trabalhando sobre esse aspecto”, detalhou.

Durante a coletiva, junto do presidente, estava também, o diretor de negócios do clube, Cláudio Killa, que destacou a temporada passada como elemento fundamental para tornar o Galo atrativo ao mercado financeiro.

“Começamos a discutir a possibilidade de investimento externo no Treze em maio de 2023. Dada a situações do clube naquele momento, a gente jamais conseguiria convencer um investidor, num momento correto que a SAF do Treze merece. 2023 foi um ano de organizações de finanças e projeções no mercado. Apesar dos resultados esportivos, o Treze está forte no mercado de captação em virtude do que fez no ano passado”, afirmou o dirigente.