A derrota do Campinense para o CRB, por 3 a 1, na fase preliminar da Copa do Nordeste 2019, pelo jogo de volta do mata-mata, sacramentou a eliminação da Raposa e tirou o clube do torneio regional do ano que vem. Além disso, escreveu um fato histórico no futebol paraibano. Na edição do próximo ano do Nordestão, pela primeira vez na história da competição, apenas um time da Paraíba vai disputar o campeonato. Será o Botafogo-PB, que conseguiu a vaga no torneio do ano que vem por ser o atual campeão estadual.
Com a nova forma de classificação para o torneio, em que apenas o campeão estadual dos noves estados nordestinos e os vices de Pernambuco, Bahia e Ceará – as federações da região mais bem ranqueadas no futebol brasileiro – asseguram uma vaga na fase de grupos do Nordestão, a representação do estado no torneio tem sempre a possibilidade de ser menor do que nas edições mais antigas.
Em todas as outras 15 edições da Copa do Nordeste – incluindo a deste ano – pelo menos dois clubes paraibanos estiveram no torneio, nas mais diversas fórmulas de disputa que já foram utilizadas no campeonato. O Botafogo-PB, aliás, é um dos cinco clubes que mais disputaram a competição, com 14 participações. CRB, Bahia, Vitória e América-RN fecham essa lista.
Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Jornal da Paraíba