Orgulho nacional

Paraibanos que disputaram a Copa América; Confira os principais nomes que jogaram a competição continental

Poucos são os escolhidos para representar seu país em um torneio internacional, mas esses jogadores fizeram história em sua convocação

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

A Copa América 2024 começou, e com ela, a seleção brasileira se torna sempre favorita, se classificando, na maioria das vezes, entre as melhores equipes do torneio. Nos últimos anos, alguns paraibanos foram convocados, nas oportunidades que tiveram, uns se sagraram campeões, outros, não tiveram a mesma sorte, mas apesar disso, representaram seu estado a nível internacional; veja quem são esses jogadores.

Últimos paraibanos convocados

  • Júnior, 1979 e 1983

Popularmente conhecido como “Maestro Júnior”, o lateral-esquerdo teve duas oportunidades com a seleção brasileira, a primeira, na edição de 1979, quando perderam a semifinal para o Paraguai no agregado, após 2 a 1 na ida e um empate no jogo da volta por 2 a 2. Com o resultado, o Brasil não avançou para a final contra o Chile, e como naquela época não havia disputa pelo 3º lugar, a medalha de bronze foi para a canarinho naquele ano, onde Júnior contribuiu com uma assistência.

Quanto a edição de 1983, a campanha do Brasil foi melhor se comparada a anterior, já que, dessa vez, seguiram para a final contra o Uruguai. Porém, tendo a Celeste Olímpica como adversária na luta pelo troféu, a seleção brasileira perdeu o jogo da ida por 2 a 0, empatando na volta em 1 a 1, no agregado, 3 a 1 para o rival, resultado que indicava a medalha de prata para Júnior e seus companheiros de time.

  • Mazinho, 1989

Sendo o único paraibano a ser campeão do torneio, Mazinho foi fundamental na seleção brasileira de 1989, servindo o time com 5 assistências ao longo da competição. Com gol de Romário aos 49, o paraibano se sagrou em primeiro lugar juntamente com seus companheiros pela canarinho, que ao impedir novo “Maracanazo”, voltava a levantar a taça após 40 em cima do Uruguai.

Foto: Placar

  • Hulk, 2016

Intitulada de “Copa América Centenário”, a edição foi realizada nos Estados Unidos, celebrando os 100 anos de competição no continente. Porém, o que era pra ser razão de comemoração, para o Brasil não houve motivos, já que foi eliminado ainda na fase de grupos, após um empate em 0 a 0 com a Colômbia, uma goleada em cima do Haiti por 7 a 1, e por fim, uma derrota pelo placar de 1 a 0 para o Peru.

Curiosamente, esta última partida, marcou também, o último torneio internacional em que Hulk foi convocado para jogar pela seleção Canarinho, na ocasião, entrou apenas no segundo tempo, no lugar de Gabriel Barbosa.

  • Douglas Santos, 2016

Sua passagem pela competição não foi muito marcante, afinal, não foi titular, disputando vaga na posição com nomes conhecidos, como Filipe Luís e Fabinho. Importante ressaltar, que o lateral foi convocado quando ainda atuava pelo Atlético-MG. Com a má atuação do elenco, Douglas, juntamente com seu conterrâneo, Hulk, deram adeus à Copa América daquele ano ainda na fase de grupos, encerrando a campanha com apenas 4 pontos ganhos.