O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou, nessa terça-feira (26), os primeiros atletas que vão integrar a delegação do Brasil nos Jogos Parapan-Americanos, que serão realizados de 17 a 26 de novembro em Santiago, no Chile. Desses convocados, nove são paraibanos, sendo oito atletas e um técnico.
De acordo com o CPB, essa foi apenas a primeira lista de convocação e o restante da delegação deve ser anunciado nos dias 3 e 10 do mês de outubro. Os atletas paraibanos que vão disputar são: Ana Gomes (badminton), Emerson Ernesto (goalball), Ailton Sousa (halterofilismo), Maria Luzineide (halterofilismo), Wilians Silva (judô), Edilene Maria (rugbi), Joel Gomes (taekwondo) e Silvana Fernandes (takewondo). O técnico é Jonatas Castro (goalball masculino).
“Essa foi apenas a primeira lista e outras, no mês de outubro, ainda serão divulgadas pois ainda tem paraibano que será convocado, como é o caso de Petrúcio Ferreira, no atletismo e outros. No entanto, já é algo fantástico para o estado saber que terá representantes na delegação do Brasil em mais um grande evento paradesportivo internacional”, avaliou Jean Klaud, gerente executivo do paradesporto da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Na última edição dos Jogos Parapan-Americanos, em 2019, na cidade de Lima, no Peru, os 11 paraibanos que disputaram a competição, conquistaram medalhas. Na oportunidade, foram nove de ouro, uma de prata e uma de bronze.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba