Jogos CPLP

Paraibano ganha medalha de ouro em competição de vôlei na África

Durante a premiação, a dupla homenageou o também jogador de vôlei Ismael, irmão gêmeo de Isac

Nesta semana, os adolescentes Isac e Fred foram campeões representando o Brasil no torneio de vôlei de praia dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, que acontece este ano em São Tomé e Príncipe, na costa Oeste da África. Só que a vitória representou muito mais do que uma simples medalha de ouro.

Durante a premiação, a dupla homenageou o também jogador de vôlei Ismael, irmão gêmeo de Isac – ambos paraibanos -, que está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital de João Pessoa. O detalhe é que os irmãos cresceram jogando juntos, chegando até a vencer o mundial escolar de vôlei de praia no Taiti, em 2017.

A homenagem de Isac e Fred a Ismael, durante a premiação do torneioFoto: Foto: Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br
“O título é para ele, com certeza. Estamos todos [amigos e família] torcendo pela recuperação do Ismael”, declarou Isac.

Em abril desse ano, Ismael sofreu convulsões e começou a perder a memória. Ele precisou ser internado e permaneceu em coma induzido por semanas, estando na UTI até agora. O jovem foi diagnosticado com encefalite autoimune, uma inflamação no cérebro decorrente de uma reação do sistema imunológico às próprias células cerebrais.

A doença é rara, mas pode atingir pessoas de qualquer idade. O próximo tratamento pelo qual o atleta vai passar chama-se plasmaferese, semelhante à hemodiálise, cuja sessão custa cerca de R$ 4 mil. Um filtro remove o plasma do sangue e retira anticorpos e substâncias que podem estar causando a doença. Ao mesmo tempo, o paciente recebe plasma via transfusão. Assim, a medicação posterior pode se tornar mais efetiva.

Jogos CPLP

Os Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa acontecem a cada dois anos, e estão em sua 11ª edição. O evento esportivo reúne estudantes dos nove países lusófonos do planeta: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, que disputam as modalidades de atletismo, basquete 3×3, futebol, vôlei de praia e taekwondo.
Isac e Ismael, irmão gêmeos, treinam juntos desde pequenosFotos: Arquivo pessoal
A delegação brasileira contou com 29 atletas de vários estados, inclusive com a dupla Isac Adolfo e Fred Miezkowski, que se formou após a doença de Ismael, para disputar a competição. Os paraibanos se mostraram fortes já na primeira fase, quando se classificaram na liderança do grupo ao derrotarem Angola e Guiné-Bissau.

Já na semifinal, o desafio foi enfrentar a dupla de São Tomé e Príncipe, cuja torcida local incentivou bastante, mas a vitória não escapoi. “Sofremos uma pressão, erramos mais que o normal, mas conseguimos superar”, lembra Isac.

A decisão foi novamente contra Angola, que surpreendeu e bateu a dupla portuguesa na fase anterior. A vitória brasileira só veio no tie-break, com um apertado placar de 15/13. No pódio em São Tomé, Isac e Fred fizeram questão de levar a camisa de Ismael no momento da entrega das medalhas.

“Foi uma honra substituir o Ismael. Desde o início, entrei na competição pensando que jogaria por ele. Não por mim, nem pelo Isac, mas pelo Ismael”, conta Fred, argentino de nascimento, mas que mora no Brasil desde criança.

“Agora, pedimos que todos rezem e mandem pensamentos positivos para o meu irmão, que está lá em João Pessoa”, disse Isac.

Fonte: T5
Créditos: T5