O paraibano Edival Marques, popularmente conhecido como Netinho, conquistou neste domingo (28) a medalha de ouro na categoria para atletas com até 68 kg do taekwondo. O feito corresponde à primeira medalha de ouro masculina do Brasil nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019.
Netinho chega ao lugar mais alto do pódio após derrotar o dominicano Bernardo Pie por 17 a 14 na decisão.
Após a luta, Netinho afirmou que seguiu o conselho do treinador na disputa pelo ouro. “Quando sentei após sair perdendo o segundo round, meu técnico me acalmou, disse que eu estava bem melhor fisicamente do que ele (Pie) e que se você chutasse sem parar vai conseguir virar”, revelou ele, que completou: ‘”O que importa é que deu certo.”
Pela boa colocação no ranking da categoria, Netinho começou a disputa pelo ouro já nas quartas de final, quando atropelou o costa-riquenho Juan Soro por 30 a 17.
Na semifinal, também não encontrou muita dificuldade para levar a melhor contra o chileno Ignácio Morales por 18 a 7 e avançar à final.
Nascido em João Pessoa (PB), Netinho adicionará o ouro Pan-Americano a sua lista de conquistas que já conta com os títulos de Campeão Mundial Juvenil (2014), Campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude (2014) e Campeão do Campeonato Pan-Americano (2018).
Ao comentar a presença de Talisca na arquibancada, o campeão disse que o plano era levar dois ouros para casa. “Infelizmente ela perdeu a final ontem, mas eu prometi que ia ser campeão e, graças a Deus, deu tudo certo”.
Final
Na luta decisiva, o brasileiro saiu na frente logo nos primeiros segundos do combate e ampliou o placar. Atingido uma vez pelo dominicano, deixou o primeiro round vencendo por 2 x 1.
A segunda parte do duelo foi mais movimentada, com o brasileiro abrindo três pontos de vantagem. Netinho, no entanto, foi atingido pelo adversário na cabeça e sofreu outros golpes, que fizeram o brasileiro deixar o round perdendo por 11 a 5.
No último e decisivo, Netinho voltou mais agressivo e conseguiu empatar o combate.
Nos minutos finais, os árbitros deram um ponto para o dominicano, mas o Netinho não se abalou e deferiu uma sequência de golpes no adversário, abrindo quatro pontos de vantagem, que se mantiveram até o fim da luta.
Fonte: Parlamento PB
Créditos: Parlamento PB