Pela primeira vez no Nordeste, de 25 a 27 de maio, na Paraíba, um dos esportes paralímpico, de alto rendimento, mais impactantes mundialmente: o Rugby em Cadeira de Rodas
O Aberto de Rugby em Cadeira de Rodas – João Pessoa, será o primeiro evento da modalidade no Nordeste e irá reunir atletas dos times Arretados (PB), Lampiões (PE), Cetefe (BSB) e convidados de todo o Brasil, entre eles, Gabriel Feitosa, atleta da Seleção Brasileira vencedor do prêmio Paralímpico 2022, condecoração máxima do paradesporto concedido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.
O evento é uma realização da Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC) e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada para Pessoas com Deficiência (Lepafa-UFPB). As disputas serão no Ginásio do Instituto dos Cegos e a entrada é gratuita.
O rugby em cadeira de rodas é um esporte que exige muito preparo físico dos seus participantes. Não faz distinção de gênero e pode ser praticado por pessoas com deficiência física, após passarem por um sistema de classificação funcional, específico para o esporte.
O torneio apresentará duas categorias da modalidade: o Rugby em Cadeira de Rodas (RCR) Paralímpico e o Rugby 5. N primeiro participam atletas com tetraplegia ou tetraequivalência, jogando 4 contra 4, em 4 tempos de 8 minutos. No segundo participam atletas com paraplegia, jogando 5 contra 5, em 2 tempos de 12 minutos.
“Esse evento é um exemplo de como o esporte adaptado, além dos benefícios diários que proporciona para a pessoa com deficiência, também contribui para sociedade de forma multidisciplinar contribuindo com estudos, mercado de trabalho e conscientização da população”, define José Higino, presidente da ABRC. Toda a organização do torneio foi um trabalho conjunto de vários apoiadores, ressaltando o envolvimento dos alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFB), das áreas de designer (@labprojdesignufpb), educação física e arquitetura (@lacesseufpb) que tiraram o projeto do papel.
Há um ano, a ABRC e o Lepafa realizam um trabalho de base para trazer o RCR para o Nordeste. Entre as ações, cursos básicos e de capacitação para profissionais interessados em ingressar no paradesporto. “O RCR abre o mercado para diversas áreas, desde de nível técnico ao profissional, sendo uma porta para o mercado do paradesporto”, argumenta Higino em justificativa das Clínicas de Arbitragem e Classificação Funcional, promovidas gratuitamente durante o evento, que estão com vagas esgotadas.
Venha viver a emoção do RUGBY em Cadeira de Rodas. De 25 a 27 de maio, no Ginásio do Instituto dos Cegos, com entrada GRATUITA.
Programação
Jogos dia 25/05
15:00 1° jogo Rugby de 5 – ARRETADOS A X ARRETADOS B
Jogos dia 26/05
09:00 1º jogo RCR Arretados x Misto
11:00 2º jogo RCR Lampiões x CETEFE
14:00 Cerimônia de Abertura
15:00 2° jogo Rugby de 5 – ARRETADOS A X ARRETADOS B
16:30 3° jogo RCR Arretados x CETEFE
18:30 4° jogo RCR Lampiões x Misto
Jogos dia 27/05
09:00 – 5° jogo RCR CETEFE X Misto
11:00 – 6° jogo RCR Arretados x Lampiões
14:00 – 3° jogo Rugby 5 – ARRETADOS A X ARRETADOS B
15:30 – Disputa RCR 3° lugar – 3° x 4°
17:30 – Final RCR – 1° x 2° lugar
19:00 – Cerimônia de Premiação: RCR e Rugby5
Local: Ginásio do Instituto dos Cegos da Paraíba, Av. Matogrosso, 142 – Bairro dos Estados.
A iniciativa deste evento é da Associação Brasileira de Rugby em cadeira de Rodas, e do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada da UFPB – LEPAFA, que desde de 2022 tem proporcionado a prática deste esporte para as pessoas com deficiência física.
Mais informações @lepafa_ufpb e @abrcquadrugbybrasil
WhatsApp: 21 996195953 – Thelma Vidales – Comunicação – ABRC
WhatsApp : 83 98683-6416 – Lepafa
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba