Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizados no Recife (PE), foram encerrados nessa quarta-feira (2) e a Paraíba conquistou 38 medalhas, sendo oito de ouro, 11 de prata e 19 de bronze. As de ouro foram conquistadas por Daniel Barreto (karatê); Maria Eduarda (judô); Luna Gabryelly, Davi Leonardo e Yehudi Natan (taekwondo); Maria Clara (atletismo), Ana Cláudia (ciclismo) e a equipe do futsal feminino da Escola João José da Costa.
As de prata vieram com João Silva, na modalidade de karatê, Alice Simões, no judô, enquanto que no atletismo, Lúcio Silva. Já na luta olímpica (wrestling), os atletas vice campeões foram: Karina, Emanuelly, Maria Isabel e Isabelle. Na ginástica rítmica Maria Luiza, além de João Araújo na natação. A equipe de basquete feminina do Motiva também conseguiu a prata e a dupla de vôlei masculino Kauã e Kevin, do Colégio Marista Pio X.
Para completar, as medalhas de bronze, das 19, cinco foram na modalidade de karatê com Pâmela Ferreira, João Silva, Alícia Araújo e por equipe. No judô, João Pedro, João Victor e Abraão e, no taekwondo, Dario David, e ainda Maria Letícia, no atletismo. Na luta olímpica também brilhou levando ao pódio Samuel, José Marcos, Auzueres, Leandro, Victor e por equipe. Na natação, Tiffany e Daialo, enquanto que o basquete masculino veio da Escola Polígono.
“Foram duas semanas intensas de muito trabalho em Recife, cuidando e zelando os atletas da Paraíba, que fizeram bonito e estão levando na bagagem 38 medalhas. Tudo isso é fruto de um trabalho conjunto que tem sempre início das etapas regionais dos Jogos Escolares e Paraescolares, realizadas pelo Governo da Paraíba por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer”, frisou José Hugo, chefe da delegação paraibana nos JEBs.
“De parabéns esses paraibanos que honraram com dignidade o nome do nosso estado em mais um evento nacional, que contou com a presença de representantes de todos os estados do Brasil. Agora, que a preparação seja para os Jogos da Juventude, que esse ano, será em João Pessoa graças ao Governo do Estado e que atingirá mais de 4.500 atletas na faixa etária de 15 a 17 anos, no mês de novembro”, disse Lindolfo Pires, titular da Sejel.
Os JEBs, destinados para alunos de 12 a 14 anos, foram organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e toda a delegação da Paraíba ficou sob a responsabilidade da Sejel, em parceria com a Federação Paraibana do Desporto Escolar (FPDE). Os representantes da Paraíba na competição foram os melhores da etapa estadual dos Jogos Escolares da Paraíba.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba