O papa Francisco recebeu nesta terça-feira (16) os jogadores e as comissões técnicas d Juventus e Lazio e pediu que os jogadores sejam “exemplos da lealdade, da honestidade, da concórdia e da humanidade”.
O Pontífice ressaltou que, com a “importância do esporte no nosso tempo e considerando o fascínio e os reflexos que o futebol profissional tem sobre as pessoas, especialmente os jovens, vocês tem uma responsabilidade notável”. “Aqueles que são considerados ‘campeões’ tornam-se facilmente figuras de referência”, acrescentou.
Apaixonado por futebol, o argentino Jorge Mario Bergoglio ressaltou que o comportamento dos jogadores dentro de uma partida acaba tornando-se também um exemplo para os torcedores e que por isso é muito importante que todos tenham consciência da responsabilidade que carregam.
“Às vezes, nos estádios ocorrem, infelizmente, episódios de violência, que atrapalham o sereno andamento das partidas e a sã diversão de tantas pessoas. Desejo que, por tudo que está ao alcance de vocês, possam sempre ajudar as atividades esportivas a permanecer de tal maneira. E, graças ao seu compromisso pessoal, ser motivo de coesão entre esportistas e toda a sociedade”, disse ainda aos atletas.
O tradicional encontro com as duas equipes finalistas da Copa da Itália, em jogo que será disputado nesta quarta-feira (17), ocorreu na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano e contou ainda com a presença de dirigentes da Lega Seria A, que administra a primeira divisão do futebol, além de cartolas das equipes.
Desejando um “bom jogo” a todos, o papa Francisco cumprimentou cada um dos convidados que participaram do evento e agradeceu “de coração” a visita ao Vaticano. Como presente, ele recebeu uma camisa da Lazio, com o nome Bergoglio às costas, e outra da Juventus.
Fonte: Notícias ao Minuto