A paraibana Laissa Guerreira subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens de Bogotá 2023 neste sábado (10). A atleta de bocha paralímpica foi a campeã da classe BC4 (sem assistências).
“Foi gratificante e emocionante. Faz sete anos que estou na bocha e, a princípio, comecei apenas como forma de inclusão. Agora, sou uma jovem nordestina e paraibana, que está desbravando lugares e conquistando uma medalha de ouro no Parapan de Jovens”, celebrou em declaração ao site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Laissa, que foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal (AME) aos 8 anos, se emocionou com a conquista da medalha de ouro. “Passa um filme na minha cabeça, de toda luta que eu e minha mãe tivemos ao longo da minha vida”, disse.
A doença diagnosticada em Laissa é rara, genética e afeta a produção de uma proteína importante para a sobrevivência dos neurônios motores. Assim, o avanço da doença pode comprometer a habilidade de andar e ficar de pé.
Jogos Parapan
A quinta edição do Parapan de Jovens começou no último dia 3 de junho e reúne atletas de 20 países na capital colombiana até esta segunda-feira (12). O evento é disputado por atletas com deficiência entre 12 e 20 anos.
No quadro de medalhas, o Brasil aparece na quarta posição, com 25 ouros, 12 pratas e 8 bronzes. A liderança é da anfitriã Colômbia, com 42 medalhas douradas, seguida por Argentina (28) e México (27).
Fonte: Portal T5
Créditos: Polêmica Paraíba