opinião

OPERAÇÃO CARTOLA: a Globo jogou o Botafogo na fogueira e só a renúncia da diretoria pode salvar o Clube - Por Flávio Lúcio Vieira

"Esse  jogo eu já conheço e sei até o placar final"

OPERAÇÃO CARTOLA: VAMOS COLOCAR O PRIMEIRO PONTO NO PRIMEIRO I:

Uma grande imprensa venal como a nossa preocupada com a “moralidade” na política e agora no futebol? Poupem-me aqueles que acreditam nisso! Se existem erros e crimes, quem os cometeu que responda por eles, sem antecipação de julgamentos e sentenças. E que sejamos capazes de ouvir o que Zezinho, Breno e Cia têm a dizer. Mas, antes de tudo, que se preservem as instituições, que o Botafogo resista! O que estamos a ver novamente são os farisaísmos de sempre da Globo-Cabo Branco, que preserva os amigos e conterrâneos de Campina, tentando jogar a diretoria do Botafogo sozinha na fogueira. Esse  jogo eu já conheço e sei até o placar final. O Botafogo é muito maior que todos nós, até o Sistema Paraíba que só faz mal ao estado.

VAMOS COLOCAR O SEGUNDO PONTO NO SEGUNDO “I”:

A imprensa tem falado muito que a Operação Cartola investiga “combinação de resultados”. Mas, é isso mesmo? A pergunta procede porque é impossível “combinar resultado” sem a participação dos protagonistas do espetáculo, os jogadores, mesmo que seja apenas de um goleiro. Então, porque NENHUM jogador está sendo investigado?

Porque não existiram COMBINAÇÕES DE RESULTADO. O que as gravações que o Ministério Público VAZOU para a Globo-Cabo Branco mostram? Conversas de dirigentes da FPF, dos clubes e árbitros para assegurar “facilidades” ao longa das partidas. E esse foi um jogo que teve participação generalizada de TODOS os clubes, uma esculhambação em muitos casos conduzida pela própria FPF.

Esse era um jogo que, pelo visto, quem dele não participasse não teria chances. Ora, meus caros, com juízes dispostos a “negociar” como seriam suas arbitragens, como a diretoria do Botafogo, depois de pesados investimentos para montar o melhor time, poderia arriscar em ver seus esforços irem por água abaixo caso pretendesse agir de maneira “ética”?

Vejam que eu não estou aqui defendendo a atitude da diretoria do Botafogo. Pelo contrário. Zezinho e Cia erraram porque, com as condições organizativas e financeiras que o Belo adquiriu nos últimos anos, deveria ter se recusado a participar desse esquema, denunciando-o.

Agora, o leite está derramado e, por isso, não vejo outra solução no curto prazo, se não a renúncia dos envolvidos ou pelo menos o afastamento temporário da atual diretoria do Botafogo até a conclusão das investigações, isso para que a imagem do clube, sobretudo junto aos jovens torcedores, não seja afetada mais ainda.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Flavio Lúcio Vieira