Após indecisão sobre onde seriam realizados os Jogos Olímpicos de Inverno, ficou decidido que a sede do evento seria em Pequim, mesmo local onde ocorreu a edição as Olimpíadas de Verão, em 2008.
As olimpíadas de Inverno serão entre os dia 4 e 20 de fevereiro. Apesar da abertura prevista para esta sexta-feira (4/1), algumas modalidades já tem competições acontecendo.
Embora a capital chinesa não seja uma cidade, de fato, “fria” a ponto de nevar, a escolha se deu pelo fato de outras candidatas desistirem em razão do avanço da pandemia de Covid-19.
Cracóvia (Polônia), Lviv (Ucrânia) e Estocolmo (Suécia) abdicaram de suas candidaturas. Ao final, restaram apenas Pequim e Almaty, no Cazaquistão, como opções.
Brasileiros na disputa
Ao todo, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) convocou 11 atletas para representar o Time Brasil durante os jogos de inverno em solo chinês.
A delegação brasileira competirá nas seguintes modalidades: esqui cross country, esqui estilo livre, esqui alpino, skeleton e bobsled.
Mineira de 46 anos, Jaqueline Mourão vai para oitava participação em Olimpíadas, sendo duas delas de Verão. A brasileira, participou dos jogos de Verão em Pequim 2008 no ciclismo mountain bike. Agora, compete pelo esqui cross country.
Quem também retorna a Pequim é Jefferson Sabino. Em 2008, esteve na disputa do salto triplo. Mas dessa vez será no bobsled.
Neve artificial
Embora seja uma cidade que registra temperaturas negativas ou próximas de 0 grau, na região de Pequim, assim como a subsede Yanjqing, não neva como em outras cidades que já receberam os jogos.
Assim, 100% da neve nas provas a céu aberto serão artificiais. Na edição dos jogos de inverno de 2018, em PyeongChang, na Coreia do Sul, 90% da neve também eram falsa. Já nos jogos de Sochi 2014, na Rússia, 80% foram fabricadas.
Modalidades
Diferentemente das Olimpíadas de Tóquio, realizadas no ano passado, os jogos de inverno possuem apenas 15 modalidades esportivas, com cerca de 3 mil atletas tentando uma medalha.
Biatlo, Bobsled, Combinado Nórdico, Curling, Esqui Alpino, Esqui Cross-Country, Esqui Estilo Livre, Hóquei no Gelo, Luge, Patinação Artística, Patinação de Velocidade, Patinação em Velocidade em Pista Curta, Salto de Esqui, Skeleton e Snowboard.
Onde assistir
Detentora dos direitos de transmissão dos jogos, a Globo é a única emissora de canal aberto a televisionar os jogos olímpicos de inverno.
Na TV a cabo, o SporTV, também do grupo Globo, é quem fará a transmissão das competições que acontecem em Pequim.
Fonte: Metrópoles
Créditos: Polêmica Paraíba