O rebaixamento bate à porta do Botafogo-PB. É em uma situação para lá de complicada que o Belo entra em campo pela última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Em nono lugar na tabela de classificação, com 18 pontos, o time alvinegro vai precisar vencer a sua partida e torcer por um tropeço do Moto Club.
Foram oito derrotas nos últimos 10 jogos, mas o Belo só entrou no Z-2 na última partida, quando empatou com o ASA, por 0 a 0, o que acabou rebaixando o Fantasma. E a combinação de resultados da 17ª rodada não ajudou muito o time de João Pessoa. Isto porque o Moto Club venceu o Cuiabá e saiu da zona de rebaixamento, chegando aos 20 pontos. Além disso, o Confiança venceu o Fortaleza e somou 22. Assim, não pode mais ser alcançado pelo Botafogo.
O time do técnico Ramiro Souza vai precisar vencer. Algo que só fez uma vez nos últimos 10 jogos. O grande problema, contudo, é que o Botafogo enfrenta o líder Sampaio Corrêa, fora de casa, que também quer a vitória para terminar a primeira fase em primeiro, o que poderia ter acontecido se o CSA não tivesse vencido o Salgueiro nessa segunda-feira, chegado aos 31 pontos, e ficado a apenas um ponto do líder.
Para piorar, só a vitória não garante ao Belo a sua permanência na Série C. O time alvinegro precisa contar com o tropeço do Moto Club, que pode ser uma derrota ou mesmo um empate. Isto porque, caso vença. O Belo chegaria a 21. O Moto tem 20 e se empatar fica com o mesmo número de pontos que o Botafogo. Entretanto, o Alvinegro levaria a melhor no primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias.
Outro time que ainda tem chances de cair matematicamente é o Salgueiro, que tem 21 pontos, e vai enfrentar o Remo, fora de casa, na última rodada. E mesmo que o Belo consiga empatar no número de pontos com o Carcará, vai precisar tirar uma diferença de seis gols de saldo, já que os dois times empatariam também no número de vitórias.
Não vai ser nada fácil, e praticamente só um milagre pode tirar o Belo da Série D do próximo ano. Algo que só vai dá para saber na noite de sábado. Todos os jogos do Grupo A começam às 19h30.
Créditos: Globo Esporte