Em edição extra do Diário Oficial, o governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, decretou a autorização de 30% do público nos estádios de futebol do Estado. A medida, porém, vale somente para municípios com a bandeira amarela ou verde, ou seja, que representam menor risco de contágio do coronavírus.
Há a exigência de que cada estádio cumpra um protocolo rígido de segurança avaliado e aprovado pelas autoridades sanitárias e de segurança. Ele deve ser apresentado até 72 horas antes das partidas e precisa seguir as regras do “Plano de Retorno dos Torcedores aos Estádios de Futebol”, elaborado pela CBF.
Entre as obrigações estão o distanciamento de, no mínimo, dois metros entre os torcedores, a distribuição de álcool em gel para os mesmos e a medição de temperatura na chegada dos presentes.
Caso o local descumpra as ordens, corre o risco de uma multa de R$ 5 mil ou proibição de realização de partidas por 15 dias corridos.
Para embasar a liberação, o decreto cita o retorno do público nos estádios em países como Rússia, Dinamarca e Suíça.
Vale lembrar que a CBF terá uma reunião hoje (20) à tarde com representantes dos 20 clubes da Série A para debater o tema. A maioria, porém, já sinalizou ser favorável ao retorno somente se a regra valer para todos, e não somente para alguns.
Fonte: UOL
Créditos: Polêmica Paraíba