Pela décima terceira e penúltima rodada da primeira fase do Grupo A3 da Série D do Campeonato Brasileiro, o Sousa venceu o ABC-RN por 2 a 0, no estádio Marizão, na tarde deste sábado (28), e se colocou novamente na briga por uma vaga no mata-mata, mesmo sem depender ainda de suas próprias forças. Os gols do jogo foram marcados por Arthur e Rodrigo Poty.
Auxiliar-técnico fixo do clube, Tardely Lima mudou o Dinossauro em seu primeiro jogo como efetivo, procurando um time mais ofensivo, com Arthur ajudando Juninho na armação no meio-campo, e com Rodrigo Poty fazendo dupla de ataque com Almir. Pelo lado do adversário, a maior novidade foi a estreia do zagueiro Suéliton como titular do time de Moacir Júnior.
A bola rolou com 20 minutos de atraso devido a falta de desfibrilador na ambulância.
O primeiro tempo foi muito brigado sob um calor de 36ºC no sertão paraibano, e com o time visitante tentando chegar mais ao gol de Ricardo, se aproximando do gol em pelo menos duas vezes, uma com Wallyson e outra com Rodrigo Fumaça. Mas em sua primeira jogada construída, já perto do intervalo, quem marcou foi a equipe sertaneja.
E depois de cinco jogos, finalmente saiu o gol do Sousa. Aos 44 minutos, já perto do intervalo, Arthur recebeu entre a dupla de zaga um ótimo passe de Juninho e o camisa 7 tocou na saída de Wellington Lima para marcar um bonito gol e colocar o Dinossauro na frente do placar.
Segundo tempo
O ABC-RN começou o segundo tempo também arriscando de fora da área, com Valderrama, aos 6 minutos. O meia chutou da meia-lua e obrigou Ricardo a intervir para manter a vantagem para o time da Cidade Sorriso.
O elefante chegou mais uma vez aos 9 minutos, quando Netinho cobrou escanteio da direita e Alisson Cassiano cabeceou, mas o arqueiro sousense, no meio do gol, defendeu sem dar rebote.
E novamente, na primeira chegada perigosa, teve mais gol dos donos da casa. Aos 18 minutos, Arisson cruzou da direita e Rodrigo Poty desviou de carrinho para marcar o segundo e ampliar a vantagem no Marizão.
Novamente o alvinegro tentava criar e João Marcos entrou livre na área aos 26 minutos. Ele ficou cara a cara com Ricardo, que fechou o ângulo e fez uma defesaça para manter o Dino sem ser vazado na partida.
O ABC chegou a balançar as redes aos 30 minutos, após cobrança de falta de Wallyson que encontrou a cabeça de Claudinho, mas o auxiliar Gleydson Francisco marcou impedimento na jogada.
A vitória por 2 a 0 deixa o Sousa ao menos provisoriamente na quinta colocação, com 16 pontos. Para se classificar, precisa torcer para que o Atlético-CE não vença o Treze, além de ganhar da equipe cearense na próxima rodada, e que o Galo tropece diante do ABC-RN. Já o Elefante segue na ponta, com 25 pontos, com vaga e liderança garantidas até o fim da fase de grupos. Os dois jogos são no domingo (05), às 15h.
Ficha técnica
Sousa 2 x 0 ABC-RN
Campeonato Brasileiro da Série D 2021
Grupo A3 – 13ª rodada
Estádio: Marizão (Sousa)
Arbitragem: Wagner Francisco Silva Souza (BA); Ruan Neres (PB) e Gleydson Francisco (PB).
Gols: Arthur, Rodrigo Poty (S)
Cartões amarelos: Arthur, Keyllo (S); Felipe Manoel, Rodrigo Fumaça, Gustavo Henrique, Valderrama, Vinícius Paulista, Alisson Cassiano (ABC)
Sousa: Ricardo, Arisson (Gilson), Adriano Seixas, João Pedro, Weslley; Keyllo (Danilo Itaporanga), Daniel Costa, Arthur, Juninho; Rodrigo Poty e Almir (Guilherme). Técnico: Tardely Abrantes.
ABC-RN: Wellington Lima, Netinho, Suéliton, Alisson Cassiano, Felipinho; Felipe Manoel (Vinícius Paulista), Marcos Antônio (Wesley Pimbinha), Valderrama (Allef); Rodrigo Fumaça (Claudinho), Wallyson e Gustavo Henrique (João Marcos). Técnico: Moacir Júnior.
Fonte: Voz da Torcida
Créditos: Voz da Torcida