HOJE A NOITE

NO ALMEIDÃO: Botafogo enfrente o Bahia nas quartas de final da Copa do Nordeste

Botafogo-PB volta ao mata-mata da Copa do Nordeste após 19 anos

Foram quase 20 anos sem conseguir chegar ao mata-mata da Copa do Nordeste, mas nesta quinta-feira, o Botafogo-PB vai entrar em campo pelas quartas de final. Nesse período, o regional foi extinto, voltou a existir e o próprio Belo viveu dias difíceis em sua história, que foram sucedidos por momentos de glórias. Estas que fizeram o clube retornar à disputa da principal competição entre as equipes nordestinas. E, para que a simbologia seja ainda mais significativa, o Alvinegro vai ter como desafio encarar o Bahia, o atual campeão do Nordestão, que já encarou o time paraibano na fase de grupos. O duelo de ida está marcado para as 21h45, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.

O início de campanha no Grupo C da Copa do Nordeste foi bastante animador. Afinal, o Belo derrotou o Bahia fora de casa, e venceu Náutico e Altos-PI dentro do Estádio Almeidão. Contudo, no returno, os resultados deixaram a desejar, com duas derrotas – para o Tricolor baiano e para o Timbu – e um empate – com o time do Piauí.

Inclusive, na última rodada da fase de grupos, o Botafogo-PB foi derrotado pelo Bahia por 2 a 0 e aquela atuação deixou o torcedor na bronca. Quase um mês depois, o Belo volta para a Copa do Nordeste renovado, com um título estadual na bagagem, somado a um bom início de Campeonato Brasileiro da Série C.

Com ambições bem maiores na Copa do Nordeste, o técnico botafoguense, Leston Júnior, prevê muitas dificuldades nos dois duelos com o Tricolor. Porém, para o comandante alvinegro, o seu elenco precisa jogar com inteligência diante das disparidades entre a realidade do Belo e da equipe baiana.

– Temos que saber fazer um jogo inteligente. Também precisamos ter uma visão exata do tamanho do clube adversário. A gente só vai ter chance de passar de fase se reconhecermos a grandeza do Bahia. Existe uma diferença de orçamento, de elenco e de tantas outras coisas que envolvem as duas realidades. Precisamos ter essa noção para assim podermos equilibrar o jogo diante de todas as dificuldades – avaliou Leston Júnior.

Adversário do Botafogo-PB, o Bahia vive uma boa fase após um início de temporada conturbado. O Tricolor foi campeão baiano e vem de uma vitória para cima do Santos na Série A. E, por causa do foco no Brasileirão, o técnico Guto Ferreira deve poupar algumas peças do elenco titular: nomes de destaque, como os do zagueiro Lucas Fonseca, dos laterais Nino Paraíba e Léo, além do meia Zé Rafael.

Para o confronto desta quinta-feira, o Botafogo-PB tem vários desfalques. O departamento médico do clube, que já contava com o lateral-esquerdo Fábio Alves e o meia Netinho, recebeu o lateral-direito Gedeilson e o zagueiro Gladstone, que também estão lesionados e não vão entrar em campo. Além do quinteto, o volante Rogério, que já participou desta edição da Copa do Nordeste vestindo a camisa do Flu de Feira, e o atacante Mário Sérgio, que pertence ao Bahia, não jogam por força de regulamento e de contrato, respectivamente.

E, diante de tantos problemas, Leston Júnior deve escalar um Botafogo-PB com Saulo, Felipe Cordeiro, Walber, Lula e Daniel; Rafael Jataí, Allan Dias, Carlos Renato e Marcos Aurélio; Dico e Nando.

Quem está fora: Gladstone, Fábio Alves, Gedeilson e Netinho (lesionados). Rogério (por força de regulamento) e Mário Sérgio (por força de contrato).

Pericles Bassols Pegado Cortez apita, auxiliado por Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite. O trio pertence ao quadro da CBF pelo estado de Pernambuco.

Fonte: Globo Esporte
Créditos: Globo Esporte