Neymar saiu do Barcelona e foi para o PSG em busca de protagonismo, autonomia, espaço para jogar e novos desafios. Ao menos nos números, é isso que o atacante está tendo. Com menos da metade dos jogos, o brasileiro atingiu o mesmo número de gols que teve em toda a sua última temporada na Catalunha. Contra o Amiens, ele marcou o 20º gol pelo Paris em 22 jogos. Em 2016/17, ele fez os mesmos 20 gols em 45 partidas no Barça.
Não são só os 20 gols. O atacante tem também 12 assistências no PSG. Somente seis dos 22 jogos que atuou não tiveram gols com participação de Neymar. Ele marcou ou deu passe decisivo em 32 gols na temporada. Considerando que cada jogo tem 90 minutos, Neymar participa de um gol a cada 61 minutos em campo na equipe parisiense. Baseado nesse dado, é possível dizer que o brasileiro vive sua melhor fase desde que chegou à Europa, em 2013.
A temporada mais goleadora do camisa 10 no futebol europeu foi em 2014/15, quando conquistou a Liga dos Campeões. Ele fez 39 gols em 51 jogos no Barcelona, uma média de 0,76 gols por partida. Atualmente, Neymar tem média de 0,9 por jogo. Em toda a carreira, o ano em que mais marcou gols foi em 2012, no Santos, quando fez 43 gols em 47 jogos, uma média de 0,91.
aso chegue à final na Copa da Liga, na Copa da França, e na Liga dos Campeões, e dispute os 19 jogos restantes do Campeonato Francês, Neymar deve disputar mais 33 partidas na atual temporada. Se mantiver a média, pode chegar aos 51 gols e superar sua melhor marca da carreira. O momento é bem diferente do vivido em seu último ano no Barcelona, quando chegou a ficar 10 partidas sem marcar um gol.
Com o triunfo por 2 a 0 diante do Amiens, o Paris se classificou à semifinal da Copa da Liga e enfrenta o Rennes na próxima fase. O outro duelo será entre Monaco e Montpellier. O PSG volta a campo neste domingo, contra o Nantes, pela 20ª rodada do Campeonato Francês, às 18h.
Fonte: Globo Esporte
Créditos: Globo Esporte