O Nacional de Patos iniciou neste fim de semana uma nova etapa em meio a sua preparação para a disputa do Campeonato Paraibano. Depois de demitir o técnico Reinaldo Oliveira — que comandou o time em apenas duas semanas de pré-temporada —, a diretoria nacionalina já definiu o substituto. Trata-se de Mirandinha, de 62 anos, que tem vasto currículo como jogador de futebol, tendo, inclusive, defendido a seleção brasileira no fim dos anos 80. O novo treinador do Naça já inicou os trabalhos no José Cavalcanti.
Mirandinha chega para comandar o Nacional de Patos numa temporada de tiro curto, na qual o clube tem apenas o estadual para disputar. O treinador vem de um 2021 no qual comandou o Rio Negro-AM e o Imperatriz.
No currículo, o técnico tem passagens por vários clubes de médio e pequeno porte, a exemplo de Botafogo-DF, Goiânia, Nacional-AM, Vilhenense-RO, entre os quais estão uma diversidade de equipes do Nordeste: Ferroviário e Fortaleza, no Ceará, e Flamengo e River, no Piauí, são alguns exemplos.
Fora do país, ele comandou o Hajer Club e o Al Read, ambos da Arábia Saudita, além do Kedah FA, dos Estados Unidos. Ele atua como técnico desde 1996.
Como jogador, o ex-atacante construiu uma carreira que inclui clubes grandes e até uma passagem pela Seleção, em 1987, quando disputou quatro amistosos com a amarelinha. Atuando como centroavante ou como segundo atacante, o cearense, natural de Chaval, jogou por times do estado, como Fortaleza e Ferroviário.
Mirandinha, também vestiu camisas de maior peso no futebol brasileiro, como as de Botafogo, Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians. E ainda passou por Ponte Preta, Náutico, Coritiba. No exterior, defendeu as cores do Belenenses, de Portugal, do Shimizu S-Pulse e do Shonan Bellmare, ambos do Japão, e, no fim dos anos 80, se tornou um dos primeiros brasileiros a atuar no futebol inglês, quando foi contratado pelo Newcastle.
A estreia de Mirandinha como técnico do Nacional de Patos já tem data para acontecer. O Naça visita o Campinense na próxima quinta-feira, no Amigão, pela primeira rodada do Campeonato Paraibano.
Fonte: GEPB
Créditos: Polêmica Paraíba