Cristiano Ronaldo venceu quase todos os prêmios de melhor jogador de 2017. Foi assim nos prestigiados “The Best”, da Fifa, e Bola de Ouro, da France Football. Mas, para o conceituado jornal inglês “The Guardian”, o grande nome do ano do futebol foi Lionel Messi, o primeiro colocado na lista de 100 nomes divulgada ao longo dos últimos dias (cujos 10 primeiros foram revelados apenas nesta sexta-feira). Cristiano Ronaldo foi o segundo, com Neymar logo atrás, fechando o pódio na terceira posição.
– Não foi o ano mais vitorioso de Messi: na temporada passada, o Barcelona chegou em segundo lugar no Espanhol, atrás do Real Madrid, e foi eliminado pela Juventus nas quartas-de-final da Liga dos Campeões, e a Copa do Rei, em que Messi foi eleito o destaque na final, vencida por 3 a 1 sobre o Alavés, foi seu único título. Mas ainda assim ele brilhou, superando Cristiano Ronaldo em gols e assistências ao longo do ano por uma margem confortável. Em novembro, assinou um novo e muito lucrativo novo contrato que o manterá no Camp Nou até 2021. A votação entre os nossos 169 eleitores foi incrivelmente apertada, mas Messi superou seu grande rival Ronaldo e retomou o primeiro posto no top-100 deste ano – explica o jornal, que ainda destaca a participação de Messi ao levar a Argentina para a Copa do Mundo.
Após o trio que foi unanimidade nas principais premiações de melhores do ano, aparecem no top-10 De Bruyne (o 4ª), Harry Kane (5º), Modric (6º), Lewandowski (7º), Mbappé (8º), Toni Kroos (9º) e Hazard (10º). No dia anterior, o “Guardian” divulgou a lista do 11º ao 40º. Cinco brasileiros estão entre eles, Marcelo (o 19º), Philippe Coutinho (24º), Daniel Alves (26º), Casemiro (28º) e Gabriel Jesus (39º) – confira os estrangeiros mais abaixo.
Na quarta, o jornal britânico divulgou a segunda parte de seu ranking de melhores jogadores do mundo em 2017, anunciando os nomes que ficaram entre a 41ª e a 70ª colocação. Destacam-se a presença de atletas badalados como Falcao García, que voltou a atuar em alto nível na temporada passada, Gareth Bale, astro que tenta recuperar a boa fase no Real Madrid, e Ibrahimovic, recém-recuperado de grave lesão.
Há dois brasileiros nessa parte da lista, mas ambos naturalizados e representando a Espanha: Diego Costa, que deixou o Chelsea o fim da última temporada e aguarda para poder estrear pelo Atleti, em janeiro; e Thiago Alcântara, meia do Bayern de Munique. Na primeira parte do ranking, divulgada na última terça-feira, estavam Thiago Silva (76º), David Luiz (83º), Alex Sandro (90º) e Fabinho (91º).
Desde 2012, o jornal inglês elege os melhores jogadores do ano e envolve em seu júri personalidades do futebol de todo o mundo. Ao todo, participaram 169 especialistas como ex-jogadores, técnicos e jornalistas, de 63 países. Ronaldo e Palhinhas foram os ex-atletas brasileiros envolvidos.
Fonte: Globo Esporte
Créditos: Globo Esporte