Invicto na série C até o momento, o Belo deu muitas alegrias ao seu torcedor, incluindo vitórias e títulos inéditos, como a conquista da série D em 2013. Entretanto, desde aquele ano, com o acesso para a terceira divisão do campeonato brasileiro garantido, a obsessão do time passou a ser a tão sonhada classificação para a série B. Após uma década na terceirona, as tentativas para atingir tal objetivo foram diversas; confira abaixo as oportunidades que teve o xerife da capital.
Melhores momentos
- Série C de 2016
Ainda nos moldes de divisão por grupos A e B, em 2016, as expectativas de acesso estavam altas, já que o belo conseguiu se manter na terceira colocação de seu chaveamento. Dessa forma, se classificou para o mata-mata da competição na etapa de quartas de final, enfrentando o Boa Esporte. Na ocasião, depois de empatar em 0 a 0 na capital paraibana, o Botafogo-PB viajou para Minas Gerais arriscando fazer um gol fora a fim de subir para a série B.
Porém, nos acréscimos do segundo tempo, o pior aconteceu, e o atacante, Gênesis Fernandes de Andrade, saindo do banco, fez o primeiro e único gol da partida, encerrando a participação do bota naquele tão esperado momento.
Reprodução: Internet
- Série C de 2018
Encerrando sua campanha no Grupo A no G4, o belo foi adiante na competição, conseguindo se classificar para a próxima fase. Já nas Quartas de final, tendo pela frente o seu chará, o Botafogo-SP, venceu o jogo de ida em casa pelo placar de 1 a 0, levando a vantagem mínima para São Paulo.
No confronto da volta, jogando com um a menos desde a metade do segundo tempo, o time paraibano estava conseguindo manter o marcador zerado, resultado que o beneficiava. Contudo, nos acréscimos do segundo do tempo, o centroavante, Caio Dantas, aproveitou o vacilo da zaga adversária para finalizar pro fundo das redes, 1 a 0 pro time casa e empatando o duelo no agregado.
Nos pênaltis, o placar foi de 4 a 3 para a equipe paulista, que converteu as chances que teve e foi promovido para a série B do ano seguinte junto com Cuiabá, Bragantino e Operário.
Reprodução: Internet
- Série C de 2021
O ano de 2021 foi inovador para o Botafogo, que disputou o acesso em um formato inédito de competição. Afinal, depois de se classificar em terceiro, a fase seguinte seria dividida em mais dois grupos com 4 integrantes cada, e os dois primeiros garantiriam o acesso para a segundona.
Na ocasião, seu chaveamento foi composto por Paysandu, Ituano e Criciúma. Contudo, após 2 empates, 2 vitórias e 2 derrotas, o belo obteve sofridos 8 pontos e se manteve novamente na terceira colocação, ficando atrás do segundo, Criciúma, com 9 e dando adeus à mais uma chance.
Reprodução: Internet
- Série C 2023
Passando por uma temporada apática, o Belo conseguiu avançar para a próxima fase na sexta colocação. Porém, quando chegou no chaveamento posterior, terminou em último lugar, com apenas 3 pontos ganhos. Importante ressaltar, que foram fruto da sua única vitória na segunda etapa da série C, quando venceu do campeão daquele ano, o Amazonas, em casa, pelo placar de 2 a 1.