MotoGP

Médico vê lesão 'melhor do que esperado' e admite chance de Marc Márquez voltar em Brno

Segundo o Dr. Xavier Mir Bullo, o fato de o espanhol da Honda não ter lesionado o nervo radial do braço direito tornou a intervenção mais simples

Após um verdadeiro banho de água fria com a fratura no úmero direito sofrida após a forte queda sofrida na saída da curva 3 na abertura da temporada da MotoGP, os cenários para Marc Márquez começam a ficar mais amenos. Em entrevista ao site da categoria, o Dr. Xavier Mir Bullo, referência na ortopedia e traumatologia na Espanha, e que já esteve à frente de processos cirúrgicos de nomes de peso da motovelocidade como Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo, afirmou que o espanhol já iniciou a recuperação.

O octacampeão mundial foi submetido a um processo cirúrgico na última terça-feira, na Espanha, em um procedimento que poderia ter sido mais complicado. Segundo o médico, o fato de a queda de Márquez de sua Honda não ter lesionado o nervo radial do braço direito tornou a intervenção mais simples.

“Foi melhor do que esperávamos. Havia dúvidas se ele havia lesionado o nervo radial, que nessas fraturas do úmero com o terço médio se lesionam com frequência. Estava muito perto (o nervo), mas não estava lesionado. Isso nos permitiu ter uma redução precisa da fratura e fixar uma placa de última geração de titânio que nos permite que hoje mesmo comece a sua recuperação”, afirmou o médico, que é Diretor da unidade de cirurgia da mão e microcirurgia do departamento de traumatologia e cirurgia ortopédica do Hospital Universitário Dexeus, em Barcelona.

Ainda em entrevista ao portal da MotoGP, o médico afirmou que o espanhol começou o processo de recuperação do antebraço direito já nesta quarta-feira. Mesmo assim, o octacampeão mundial está fora da segunda etapa do calendário, que será disputada neste domingo, novamente em Jerez, e que terá transmissão ao vivo e exclusiva na tela do FOX Sports a partir das 9h (horário de Brasília).

“Vai começar agora com uma terapia de frio, com uma máquina especial que diminui o hematoma. E nos intervalos dessa máquina, fará a reabilitação de ombro, pulso e da mão”, disse o Dr Mir, que não descartou a chance de Marc Márquez estar de volta à MotoGP no GP da República Tcheca, a terceira etapa do calendário 2020, que será disputada no dia 09 de agosto, em Brno, no Circuito Masaryk.

“É difícil dizer. A verdade é que, como não está afetado o nervo radial, a porta para Brno está apenas ‘meio aberta’. Marc está muito animado, como sempre, com muita vontade de competir e tentar lutar por esse título mundial”, afirmou.

https://twitter.com/thiagoalvescar/status/1285568942870798337

Fonte: FOX Sports
Créditos: FOX Sports