Após subir ao pódio apenas uma vez no Mundial de Budapeste (HUN), o Brasil chegou, nesta quinta-feira, ao lugar mais alto. A responsável pelo feito foi Mayra Aguiar que, nesta sexta-feira, sagrou-se bicampeã mundial da categoria meio-pesado (78kg). Além disso, a gaúcha chega a cinco medalhas (dois ouros, uma prata e dois bronzes) em mundiais, sendo a maior medalhista do país na competição.
Mayra já foi a 8 Mundiais e já conquistou medalhas em 5 edições! É a recordista brasileira em número de medalhas em Mundiais. #VaiMayrao
— CBJ (@JudoCBJ) September 1, 2017
A final foi contra a japonesa Mami Umeki, com a vitória por waza-ari vindo apenas nos segundos finais do golden score. Em seu caminho até o pódio, Mayra venceu a eslovena Klara Apotekar, a austríaca Bernadete Graff e a francesa Audrey Tcheuméo por ippon.
Já nas semifinais, ela teve uma luta complicada com a japonesa Ruika Sato. Com duas punições para cada atleta – sendo que a terceira resultaria na desclassificação – a gaúcha conseguiu em wara-ari e colocou seu nome na decisão.
O Mundial de Budapeste segue neste sábado, a partir das 5h (horário de Brasília), e contará com três brasileiro: Luciano Corrêa (100kg); Maria Suelen Altheman (+78kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva (+100kg).