Oitavas de final

Mata-mata da Copa Libertadores; confira os paraibanos que vão disputar a fase final da competição

Alguns nomes conhecidos do nosso estado devem entrar em campo, você conhece todos eles?

Arte: Marcelo Jr
Arte: Marcelo Jr

As oitavas de final da Copa Libertadores têm data marcada no calendário dos times brasileiros, sendo, exatamente, entre as semanas do dia 14 ao dia 21 do mês de agosto. Com isso, alguns nomes naturais da Paraíba, fazem parte do plantel dessas equipes, contribuindo diretamente na trajetória que visa a tão sonhada taça; conheça os paraibanos que irão duelar rumo ao topo da América neste ano.

Paraibanos inscritos na Libertadores

Ao todo, apenas 4 jogadores naturais da Paraíba estão aptos para jogar a Libertadores 2024 pelos seus times, sendo a maioria deles, do Botafogo, com 3 representantes do estado, e o Atlético-MG com apenas 1 atleta. Abaixo, confira o retrospecto e o contexto atual de cada um na competição.

Jefferson Maciel 

Natural de Santa Luzia, Jefferson fez parte das categorias de base do Ceará, sendo logo transferido para o sub-20 do Botafogo. Porém, desde 2023, vem ganhando espaço suficiente não apenas para treinar com o time principal, mas também, estar preparado para jogar um torneio continental importante como a Copa Libertadores.

Mesmo estando inscrito no torneio, o zagueiro de 21 anos teve sua última partida durante o Campeonato Carioca, contra o Fluminense, no início deste ano. A expectativa é de que o zagueiro perca ainda mais espaço, visto que, a fim de se preparar para a fase final da competição, a diretoria busque nomes mais experientes no mercado para a posição.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Hugo Neto

O lateral-esquerdo de 22 anos, natural de Cabedelo, vinha sendo uma das peças mais importantes do elenco no setor defensivo, já que sua taxa de desarmes e estatísticas impressionam. Mesmo sendo um defensor, Hugo, que atuou como titular nas 10 partidas do Botafogo na Libertadores, marcou 2 gols e deu uma assistência, contribuindo efetivamente para o desempenho da equipe.

Entretanto, apesar do bom retrospecto dentro de campo, o lateral tem a chance ir para o banco de reservas durante a fase final da Liberta, já que Cuiabano, o novo nome da posição, tem agradado mais o treinador atual. É esperado que aconteça, ao menos, uma rotatividade maior no setor esquerdo do time.

Hulk

Peça chave no Atlético-MG, Hulk tem se mostrado participativo na criação de jogadas da equipe, possibilitando mais chances para os companheiros. Na temporada deste ano, o atleta, em 6 oportunidades, marcou apenas um gol, todavia, deu 2 assistências para os colegas de time.

O camisa 7 tem tudo para ser ainda mais fundamental, já que enfrentarão a equipe do San Lorenzo. Na ocasião, Hulk e companhia devem decidir o duelo em casa, diante do apoio da torcida, o que favorece um verdadeiro clima de Copa.

Reprodução: Internet

Tiquinho Soares

Retornando de lesão após semanas de recuperação, Tiquinhos vem ajudando diretamente na recuperação do Botafogo pós 2023, ao colocar a equipe de volta em uma fase de grupo de Libertadores depois de 7 anos. Na edição de 2024, o jogador, que disputou 8 partidas, fez apenas um gol, contudo, deu 3 assistências.

Ainda sem ritmo de jogo, o atacante de 33 anos tenta se reintegrar ao restante de seus companheiros, com o objetivo de chegar preparado para o confronto decisivo contra o Palmeiras nas oitavas de final da Liberta.

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Chances de confronto paraibano

Com relação a um possível duelo entre Hulk e Tiquinho, por exemplo, apenas em caso de uma eventual final entre Atlético-MG e Botafogo, já que, durante o sorteio das oitavas de final, os times foram distanciados um do outro, ficando em chaveamentos opostos.